Brazil Greece

»

»

Inscrições abertas! MEC libera 3 mil bolsas para curso no exterior

| Em 03/04/2024 às 09:56
Freepik.

Numa iniciativa que visa promover a excelência acadêmica e expandir as fronteiras do conhecimento, o Ministério da Educação, junto com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), anunciou a disponibilização de até 2.976 bolsas de doutorado-sanduíche no exterior para 2024.

Este programa representa uma oportunidade singular para doutorandos brasileiros enriquecerem sua formação acadêmica através do intercâmbio científico internacional.

Critérios e processo de seleção de bolsas de pós-graduação MEC

Antes de mais nada, o caminho até uma bolsa começa na própria instituição de ensino superior, onde os interessados devem submeter-se a uma seleção interna até o dia 30 de abril. Após esta etapa, os candidatos têm entre os dias 2 e 16 de maio para realizar a inscrição no Sistema de Inscrições da Capes (Sicapes).

Então, o anúncio dos aprovados ocorrerá em 19 de julho, com as atividades no exterior programadas para começar entre setembro e novembro de 2024.

Para ser elegível o candidato de estar ativamente matriculado em um doutorado. Além disso, deve demonstrar competência linguística, confirmada tanto pelo orientador no Brasil quanto pelo coorientador no exterior.

Além disso, a condição de cidadão brasileiro nato ou naturalizado é obrigatória. Embora estrangeiros com visto de estudante ou autorização de residência no Brasil também possam participar.

É importante que o candidato não tenha sido contemplado anteriormente com uma bolsa de doutorado-sanduíche e, caso já receba outro tipo de bolsa doutoral com fundos federais, deverá solicitar a suspensão ou o cancelamento desse auxílio.

Leia mais: 48 faculdades de Portugal que aceitam a nota do Enem para entrar

Benefícios e duração

Os selecionados ganharão uma bolsa mensal, auxílios para deslocamento, instalação, seguro-saúde. Além disso, dependendo do destino, um adicional de localidade.

Ademais, o período de usufruto dos benefícios varia entre três e seis meses, permitindo que os doutorandos realizem parte de seus estudos em uma instituição estrangeira de renome.

Leia mais: Quanto devo ganhar para ser da classe média ou da rica no Brasil?

Impacto e perspectivas

Desde sua criação em 2006, o Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE) tem contribuído significativamente para a internacionalização da educação superior brasileira.

Além de proporcionar uma experiência acadêmica enriquecedora no exterior, o PDSE facilita a colaboração com cientistas internacionais, amplia a visibilidade da produção científica nacional e fortalece os programas de pós-graduação no Brasil.

Ao participar, os doutorandos têm a oportunidade única de aprofundar seus estudos e contribuir para a expansão do conhecimento em suas áreas de especialização, retornando ao país com experiências valiosas para a defesa de suas teses.

Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do portal Brazil Greece!

  • Júlia de Almeida

    Julia é uma redatora de conteúdo criativa e versátil, com mais de cinco anos de experiência em escrita para blogs. Ela tem uma habilidade única para adaptar seu estilo de escrita a diferentes públicos e temas. Ela é especialista em criar artigos detalhados e bem pesquisados, garantindo que cada peça seja informativa e atraente. Seu portfólio inclui trabalhos em áreas como moda, viagens, cultura e estilo de vida. Além de escrever, Julia é apaixonada por fotografia e adora integrar suas fotos em seus trabalhos para tornar cada postagem ainda mais especial.

Tags: cursos | estudos

RECENTES

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

0 comentários