Brazil Greece

»

»

Novo estudo descobre algo ainda mais surpreendente sobre os buracos negros

| Em 07/07/2023 às 14:00
Foto: Eloii Omella / Canva Proo

Os buracos negros são regiões do espaço-tempo que possuem gravidade extremamente forte, tão forte que nada, nem mesmo a luz, consegue escapar de sua influência. Eles se formam como resultado do colapso gravitacional de uma estrela massiva, geralmente após uma supernova, quando o núcleo da estrela colapsa sob sua própria gravidade.

Nos últimos anos, a astronomia fez progressos significativos no estudo e compreensão dos buracos negros, os objetos misteriosos e extremamente densos do universo. Essas descobertas revelaram informações fascinantes sobre a natureza desses objetos cósmicos. Desse modo, confira algumas delas a seguir.

Imagem de um buraco negro

Em 2019, os cientistas conseguiram obter a primeira imagem direta de um buraco negro. A colaboração internacional Event Horizon Telescope obteve imagens do buraco negro supermassivo no centro da galáxia M87. Esta imagem histórica confirmou a existência destes objetos e permitiu um estudo mais detalhado da sua estrutura e comportamento.

LEIA MAIS: Você sabe por que jamais verá tubarões-brancos em aquários?

Ondas gravitacionais de fusão

A detecção de ondas gravitacionais previstas por Albert Einstein em sua relatividade geral revolucionou o campo da astrofísica. Em 2015, o Laser Interferometry Gravitational-Wave Observatory (LIGO) detectou as primeiras ondas gravitacionais produzidas pela fusão de dois buracos negros. Esta descoberta confirmou a existência de ondas gravitacionais e abriu uma nova janela para observar o universo.

Buracos negros supermassivos e galáxias

Estudos mostram que os buracos negros supermassivos no centro das galáxias desempenham um papel fundamental na evolução e formação das galáxias. Acredita-se que as interações entre esses buracos negros e os materiais circundantes, como gás e poeira, influenciem o crescimento e a evolução das galáxias.

LEIA MAIS: Veja o significado impressionante dos nomes dos estados do Brasil

Buracos negros intermediários

Além dos criados pelo colapso de estrelas massivas e dos buracos negros supermassivos que se formam nos centros galácticos, estudos recentes sugerem a existência de alguns intermediários com massas entre os dois tipos.

Gostou das curiosidades? Então não deixe de conferir mais artigos como esse no site Brazil Greece!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

0 comentários