Na Itália, o inverno tem se apresentado notavelmente seco, despertando preocupações tanto do governo como da população diante de semanas consecutivas sem chuvas. De acordo com especialistas e organizações ambientais, a escassez de chuvas tem ocasionado o ressecamento dos canais em Veneza, o que pode levar o país a enfrentar situações de emergência. Para saber mais sobre este evento e os riscos associados, confira o artigo completo!
Seca na Itália causa problema nos canais de Veneza
Há alguns anos, a principal preocupação, se tratando de Veneza, tem sido o risco da cidade inundar. Um risco real e provável em algumas décadas. No entanto, a cidade hoje enfrenta marés extraordinariamente baixas que impossibilita a navegação de gôndolas, táxis aquáticos e ambulâncias em alguns de seus famosos canais.
Uma combinação de problemas relacionados à falta de chuvas, sistemas de alta pressão, lua cheia e correntes marítimas contribuíram para que Veneza chegasse ao que se encontra hoje.
Devido ao inverno, a alta pressão atmosférica, combinada com o circuito lunar, resulta em níveis baixíssimos de água. O resultado disso tudo, são níveis de apenas 70 centímetros (muito abaixo da média) e trechos de canais de Veneza praticamente secos.
Esses canais, considerados pelo governo italiano como “monumentos nacionais”, já receberam medidas para contribuir com a preservação. No ano de 2021, devido ao fluxo descontrolado de turistas, foi proibida a entrada de cruzeiros na região.
LEIA MAIS: Quanto custa comprar um castelo na Itália? Você NÃO vai acreditar no valor!
A seca na Itália
Ainda em 2020 – 2021, a Itália declarou estado de emergência, após um de seus principais rios, o Rio do Pó, ter sofrido a pior seca em 70 anos. Desde então, o país se encontra em situação de déficit hídrico, principalmente ao norte do país.
É necessário recuperar, pelo menos, 500 mililitros, o que seria equivalente a 50 dias de chuva. Ainda não se sabe se os 50 dias ocorrerão, porém, as previsões do tempo já sinalizam a chegada de precipitações e de neve nos Alpes, nos próximos dias.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários