Brazil Greece

»

»

Grego mostra como é feito o Churrasco Grego de Creta – Você comeria?

| Em 12/11/2022 às 16:07

O Churrasco Gaúcho é uma maneira tradicional de assar carne que, além de ser famosa no sul do Brasil, é encontrada em outros países da América Latina, como Argentina e Uruguai.

Quem inventou o Churrasco Gaúcho?

Isso ocorre porque Churrasco Gaúcho é uma tradição inventada por nativos latino-americanos há milhares de anos. O estranho, no entanto, é que, antes dos nativos da América Latina, os gregos antigos haviam criado a mesma maneira de assar.

O churrasco dos gregos antigos que se assemelham a Churrasco Gaúcho

Conforme declarado na Ilíada de Homero, os gregos antigos usavam um método de cozimento chamado “Οφτός”, que significa “assado”. De acordo com a épica de Homero, os gregos antigos cavavam um buraco enorme, acendiam um fogo e colocavam pedras ao seu redor, sobre as quais apoiavam os espetos, nos quais assavam grandes pedaços de carne com muita gordura.

Por que os gregos usavam esse método de cozimento durante a ocupação turca?

O mesmo método de cozimento foi adotado pelos cretenses na Grécia durante a ocupação turca. Quando os turcos ocuparam Creta, os revolucionários usaram esse método de cozimento de modo a se apressar para que não detectassem a fumaça.

Então, eles amarravam grandes pedaços de carne a hastes flexíveis e comiam o mais rápido possível. Imediatamente após, apagavam o fogo e desapareciam.

LEIA MAIS: Vá Para A Grécia! Veja 10 Dicas Para Aprender GREGO No Seu Dia A Dia!

O “Antikristo” cretense que parece com Churrasco Gaúcho

Churrasco brasileiro parece churrasco de creta.

Até o momento, os pastoreiros de Creta usam esse método conhecido como “Antikristo”. O pastoreiro compromete-se a limpar o espaço dos arbustos e pedras, depois abre um pequeno poço no chão em que irá acender o fogo e, ao redor dele, colocam pedras, o que apoiará os espetos.

Os pastores de Psilorite não esperam o carvão queimar para fazer o churrasco, como no resto da Grécia. Eles espalham pedaços grandes de carne em galhos/hastes, ao redor do fogo, e não no carvão. Dessa forma, o objetivo é assar a partir da temperatura da chama liberada pela queima de madeira.

Como é o churrasco de Creta

Eles escolhem peças grandes com muita gordura para que a carne não fique seco. No entanto, a carne se torna magra quando a gordura derrete durante o cozimento.

O método requer experiência, pois os mestres devem calcular o peso certo da carne para colocá-las nas hastes, bem como a distância certa entre a carne e o fogo, já que não deve estar muito perto nem muito longe.

Além disso, os cretenses montam espetos improvisados ​​opostos e não sobre o fogo, e é por isso que o método é chamado de “Antikristo”, que em grego significa “oposto”.

Se você estiver planejando visitar Creta, essa é uma das coisas que você precisa fazer na maior ilha da Grécia. Além disso, se você tiver sorte e se deparar com um casamento grego nas vilas de Creta, definitivamente verá esse espetáculo chamado o “Antikristo”! Nos casamentos, eles montaram dezenas de esquemas de churrasco cretense, um perto do outro!

Se você gostou desse artigo e quer saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

Tags:

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

0 comentários