Cidade nordestina agora está no ranking das mais ricas do Brasil

Cidade nordestina ascende no ranking econômico do Brasil.

Recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou dados impressionantes sobre a economia dos municípios brasileiros, cobrindo o período de 2020 a 2021. Uma cidade nordestina agora figura entre as 25 mais ricas do Brasil, um marco significativo para a região.

A ascensão de novos centros econômicos

Maricá, no Rio de Janeiro, exemplifica essa mudança, liderando o crescimento econômico com sua indústria de petróleo e gás. Enquanto isso, gigantes econômicos como São Paulo e Rio de Janeiro enfrentam declínios importantes, refletindo uma realocação de força econômica.

As cidades de Campos dos Goytacazes (RJ), Niterói (RJ), São Sebastião (SP) e Saquarema (RJ) também são grandes exemplos dessa tendência ascendente, principalmente impulsionada pela indústria de petróleo e gás.

Essas mudanças indicam uma redistribuição mais equilibrada do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Em 2021, apenas 11 municípios representaram cerca de 25% do PIB nacional, um contraste significativo com o cenário de 2002, quando apenas quatro cidades dominavam essa proporção da economia.

Fortaleza, Porto Alegre, Osasco, Manaus, Brasília, São Paulo, Guarulhos, Maricá, Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro são as cidades que agora formam esse grupo, demonstrando a evolução e o crescimento de novos centros econômicos.

Leia mais: 6 cidades brasileiras no ranking das mais desejadas para viajar em 2024

O destaque de Fortaleza

Fortaleza, a maior economia do Nordeste, com um PIB de R$ 67,4 bilhões em 2020, ocupa um lugar de destaque neste cenário. A cidade, única representante nordestina entre os dez maiores PIBs do Brasil, tem uma economia diversificada, com forte presença no comércio, indústria, turismo e serviços.

Além disso, é sede de importantes empresas de alimentos, como M. Dias Branco e J. Macêdo, e instituições financeiras de renome, incluindo o Banco do Nordeste e uma unidade do Banco Central.

A cidade também se destaca como um dos principais destinos turísticos do país, oferecendo uma combinação de praias deslumbrantes, cultura rica, gastronomia deliciosa e infraestrutura sólida.

O progresso econômico de Fortaleza e o surgimento de novos centros econômicos ilustram uma fase de evolução e diversificação na economia brasileira.

Estas mudanças refletem não apenas o dinamismo das cidades envolvidas, mas também apontam para um futuro econômico mais equilibrado e promissor para o Brasil.

você pode gostar também