Pequenos deslizes podem comprometer a experiência em um restaurante, especialmente quando não dispensamos um tratamento cortês no atendimento.
Aqui estão algumas dicas para evitar situações constrangedoras e aprender a estabelecer uma boa relação com o garçom, assegurando um serviço impecável.
Cativar o Garçom: assegure um atendimento excepcional
Seja gentil na comunicação
Quando seu pedido chega errado, em vez de apontar o erro, aborda o atendente com gentileza.
Ao invés de dizer “você errou”, opte por expressões como “me desculpe, mas não foi isso que pedi”. Dando o benefício da dúvida, você evita atritos e mantém o clima amigável à mesa.
Faça perguntas estratégicas
Ao invés de perguntar ao garçom “O que há de bom no menu?”, opte por abordagens mais sutis e respeitosas.
Pergunte “o que você me sugere para hoje?” ou “qual a sugestão do chef para hoje?”. Assim, você obtém recomendações genuínas e mostra consideração pela opinião do atendente.
Planeje com antecedência
Seja pontual e consciente ao fazer reservas. Evite chegar com um número de pessoas maior do que o informado na reserva. Isso garante que todos tenham um lugar adequado e evita desconfortos tanto para o garçom quanto para os outros clientes.
Leia mais: Desafio: encontre o responsável pela morte da mulher dentro do restaurante
Respeito nas ações
Evite gestos rudes como estalar os dedos, assoviar ou gritar para chamar o garçom. Utilize o tradicional aceno para atrair a atenção dele. Lembre-se, respeito é a chave para uma interação harmoniosa.
Compartilhe a conta com responsabilidade
Embora seja válido dividir a conta entre os participantes, considere o tempo do garçom. Realizar a divisão por conta própria, utilizando o celular, demonstra consideração pela agenda do atendente.
Olhos nos olhos
Durante o pedido e a interação, mantenha contato visual com o garçom. Mesmo que esteja focado no cardápio, finalize olhando nos olhos dele ao fazer o pedido. Pequenos gestos demonstram respeito e cortesia.
A Importância da gorjeta
Sempre considere deixar uma gorjeta, independentemente da qualidade do serviço. Se o atendimento não correspondeu às suas expectativas, deixe uma gorjeta mínima e, de maneira amigável, explique que é um estímulo para aprimorar.
Para situações mais sérias, é aconselhável conversar com o gerente, mas lembre-se de que a comunicação é sempre a chave para a solução.
Mudanças no pedido com delicadeza
Pequenas modificações nos pratos são compreensíveis, porém, fazer uma alteração completa no pedido pode acarretar em dificuldades. Tenha em mente que isso impacta tanto o atendente quanto o chef. Seja consciente ao fazer solicitações.
Leia mais: Beco Hexagonal! Novo restaurante do Harry Potter é inaugurado: veja onde fica
A dica de ouro!
Nada supera a gentileza de perguntar o nome do seu atendente logo após o “bom dia” e usá-lo durante o atendimento.
Isso cria um ambiente mais amigável e pessoal, melhorando a experiência para ambos.
Lembre-se, o atendente está lá para proporcionar um momento agradável.
Ao seguir essas dicas simples, você garantirá um atendimento excepcional em suas futuras saídas para restaurantes.
Seja cortês, consciente e desfrute de refeições livres de preocupações!
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários