Em um mundo onde a diversificação é gigantesca, há pessoas de todos os tipos. Entre elas, temos as famosas manipuladoras.
Essas pessoas agem em relacionamentos pessoais, afetivos e familiares. São caracterizadas por intervir e tentar ter o controle sobre as decisões e escolhas dos demais. Por isso, para que você fique atento a essas pessoas, listamos os comportamentos comuns dos manipuladores.
Comportamentos característicos de pessoas manipuladoras
Gostam de se vitimizar
O papel de vítima é o preferido das pessoas manipuladoras. Elas frequentemente tentam culpar as pessoas do seu ciclo social por situações que elas mesmas causaram, isso tudo para que os demais sintam pena delas. Os psicólogos dizem que esse tipo de manipulação é inteiramente emocional.
Intimidam as pessoas
Com o intuito de ter o controle sobre o outro, os manipuladores sempre tentam intimidar os demais.
As ameaças são as armas principais usadas por eles, assim a pessoa manipulada se sente insegura para decidir sobre questões importantes de si mesma.
Não deixa o parceiro se socializar
As pessoas manipuladoras tendem a não permitir que seus parceiros se socializem com outras pessoas, utilizam críticas como uma forma de intimidação e fazem com que se sintam dependentes. Os especialistas dizem que esta atitude também está relacionada ao controle mental e nomearam de “separação”.
LEIA MAIS: 10 comportamentos que podem estragar seu primeiro encontro
Manipulação das finanças
Em relação ao lado financeiro, as pessoas manipuladoras tendem a querer ter o controle do dinheiro do outro e se não houver colaboração financeira, eles fazem a pessoa se sentir culpada. Por meio dessas táticas, eles acabam conseguindo recursos financeiros sem se esforçar tanto para alcançá-los.
Utilizam palavras incondicionais
Com o intuito de convencer as pessoas a tomarem decisões que favoreçam os desejos deles, os manipuladores sempre usam palavras incondicionais.
Dentre os termos mais comuns, temos o “sempre” e “nunca”. Através desse comportamento, há uma distorção do sistema cognitivo fazendo com que os demais se sintam culpados.
Para saber mais sobre pessoas manipuladoras, confira outros artigos no portal Brazil Greece.
0 comentários