Portugal, inegavelmente, é um país famosa por uma estética singular. Por exemplo, os azulejos, as ruas de paralelepípedos e, claro, os deliciosos pastéis de nata. No entanto, uma vila tem um charme a mais. Estamos falando de Elvas, uma cidade geométrica medieval que parece uma viagem no tempo.
A vila fica na região de Portalegre, a apenas 200 km de Lisboa, já na fronteira com Badajoz. Em pleno Alentejo, a carrega o título de Patrimônio Mundial por suas muralhas e baluartes históricos.
Portanto, hoje se consolida como um tesouro para viajantes e amantes da história medieval. Então, vem conhecer um pouco mais de Elvas com a gente!
A arquitetura marcante de Elvas
Só para ilustrar a importância arquitetônica da cidade, Elvas tem algumas das fortificações com baluartes mais imponentes do mundo. Construídas entre 1640 e 1668, tinham o objetivo de servir para defesa estratégica, sobretudo ao longo da Guerra da Restauração Portuguesa.
Inegavelmente, um dos episódios bélicos mais significativos na história de Portugal, levou à construção destas estruturas defensivas para resistir às invasões espanholas. Na vila, estas estruturas representam o melhor de uma arquitetura que se destaca pela excepcional simetria.
Por exemplo:
- Forte de Santa Luzia, ao sul da cidade
- Forte de Graça ou de Lippe, no norte
Isso só para citar algumas delas!
Leia mais: Praia brasileira é a melhor do mundo, segundo Washington Post
O que fazer enquanto estiver em Elvas
Embora as fortificações abaluartadas sejam, sem dúvidas, uma das maiores atrações da cidade geométrica, não são as únicas. Além delas, um passeio por Elvas não fica completo sem visitar o castelo e o centro histórico.
Castelo de Elvas
Uma das estruturas mais destacadas da cidade, tem origem muçulmana e foi reconstruído entre os séculos XIII e XV. Só para ilustrar a importância histórica, funcionou como residência do alcaide de Elvas e testemunhou eventos importantes. Por exemplo, a assinatura de tratados de paz e trocas de princesas.
Quando se visita as muralhas, pode-se explorar a Torre do Homenaje, que data do século XV.
Museu Militar
Este museu de Elvas exige uma coleção de armamento que abrange desde a Idade Média até o século XIX, além de uniformes e maquetes. O edifício tem ainda três salas dedicadas à Batalha das Linhas de Elvas e outros conflitos transfronteiriços.
Leia mais: Cidade brasileira entre os melhores destinos de lua de mel do mundo
Igreja da Assunção
Um detalhe relevante sobre esta igreja é, principalmente, o projeto que data do século XVI, de autoria de Francisco de Arruda. Para quem ama arquitetura e história, é o mesmo arquiteto responsável pela Torre de Belém, em Lisboa.
Cemitério dos Ingleses
Por fim, o cemitério de 1811 em memória dos soldados britânicos caídos em Badajoz e, também, na batalha de La Albuera, Porém, além da homenagem, o que se destaca por ali é o mirante que oferece vistas impressionantes, inclusive da Espanha.
Estas são apenas algumas das atrações que fazem de Elvas um destino imperdível. A cidade oferece uma rica história e cultura, além de uma beleza natural deslumbrante.
0 comentários