Conheça os melhores lugares para estudar em Portugal e mudar de vida

Estudar em Portugal oferece uma experiência internacional na Europa, sendo um sonho para muitos brasileiros

Estudar em Portugal, sem dúvida, é o sonho de muitos brasileiros que desejam ter uma experiência internacional na Europa. Seja para um intercâmbio durante a faculdade, um mestrado, doutorado ou pós-doutorado, o país oferece universidades de excelência em diversas áreas. Para ajudar na escolha, confira quais são as melhores cidades para estudar em Portugal.

Apesar de ser um país pequeno, Portugal abriga 123 universidades e institutos de ensino superior, incluindo 13 universidades públicas. No entanto, mesmo as consideradas públicas requerem o pagamento de uma mensalidade, chamada de “propina”. Mas não se preocupe, algumas instituições oferecem condições especiais para estudantes de Língua Portuguesa, como o Brasil, o que reduz os custos.

Seu planejamento, então, deve considerar que as melhores universidades em Portugal são as públicas. Além de oferecerem uma estrutura mais abrangente, elas fornecem ensino, pesquisa e extensão em diversas áreas do conhecimento. A partir daí, você pode definir sua nova cidade entre as melhores para estudar em Portugal.

Melhores cidades para estudar em Portugal

Porto e Vila Nova de Gaia

Ligadas pelo lendário Rio Douro, Porto e Vila Nova de Gaia estão, sem dúvida, entre as principais cidades para estudar em Portugal. Com populações de 215.284 e 299.938 habitantes, respectivamente, essas cidades compartilham características únicas.

Em primeiro lugar, Porto é considerado um dos melhores destinos turísticos da Europa, atraindo milhares de visitantes diariamente. Morar em qualquer uma das duas cidades é uma experiência única, permitindo que você vivencie a intensidade da região norte de Portugal, conhecida por sua população animada, apaixonada e prestativa.

Além de oferecer uma intensa vida cultural, o Porto e Vila Nova de Gaia proporcionam um estilo de vida urbano. Mas vamos ao que interessa?

Considerada uma das melhores instituições de ensino superior do mundo, a Universidade do Porto atrai estudantes estrangeiros. Outras instituições de destaque incluem a Universidade Lusíada do Porto, a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade Fernando Pessoa.

LEIA MAIS: 4 cidades mais antigas do Brasil que você deveria conhecer

Aveiro

Localizada na costa oeste de Portugal, a cerca de 45 a 60 minutos de carro ao sul do Porto, a “Veneza Portuguesa” é plana, tem um centro histórico charmoso e canais encantadores. Com uma população de 77.916 habitantes, a cidade passou por um grande desenvolvimento nas últimas décadas.

Aveiro oferece belas paisagens, shoppings, atividades comerciais e abriga uma das principais universidades de Portugal, a Universidade de Aveiro. Por isso, também é uma das melhores cidades de Portugal para estudar.

Embora o clima nem sempre seja perfeito, com períodos cinzentos e ventosos durante o inverno, a cidade possui uma oferta de empregos em expansão e um sistema de transporte público em constante desenvolvimento.

LEIA MAIS: 4 lições de vida valiosas que os filósofos da Roma Antiga nos deixaram

Braga: cheia de brasileiros e uma das melhores cidades de Portugal para estudar

Também na região norte de Portugal, próxima ao Porto, Braga é rica em história, cultura e tradições religiosas. Com uma população de aproximadamente 192.494 habitantes, Braga é o lar de uma das universidades mais antigas do país, a Universidade do Minho.

Por isso, é um centro acadêmico vibrante, com uma atmosfera jovem e dinâmica. Além da Universidade do Minho, a cidade abriga outras instituições de ensino superior, como a Universidade Católica Portuguesa e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

A cidade possui um centro histórico encantador, repleto de igrejas, praças e ruas de paralelepípedos, que proporcionam um ambiente acolhedor aos estudantes. Por fim, é cheia de festividades religiosas, como a Semana Santa e as festas de São João, que proporcionam uma experiência cultural única. Ah, e também tem muitos brasileiros por lá, viu?

LEIA MAIS: Já pensou em receber R$ 400.000? A Irlanda está pagando quem for morar lá

Lisboa

Como falar das melhores cidades de Portugal para estudar sem mencionar sua capital? Inegavelmente um destino popular entre os estudantes internacionais, Lisboa é uma cidade cosmopolita, cheia de vida e oportunidades.

Centro político, econômico e cultural do país, abriga várias universidades de renome. A Universidade de Lisboa, por exemplo, é uma das principais instituições de ensino superior em Portugal, com uma ampla oferta de cursos e uma reputação acadêmica sólida. Além disso, a cidade também é lar da Universidade Nova de Lisboa, do Instituto Superior Técnico e de outras instituições de ensino de prestígio.

Além das oportunidades acadêmicas, Lisboa oferece uma rica vida cultural, com uma mistura de tradição e modernidade. A cidade possui uma arquitetura impressionante, bairros pitorescos, vida noturna agitada, gastronomia deliciosa, bem como uma localização privilegiada próxima ao mar.

Outras cidades para considerar ao estudar em Portugal

Embora as cidades mencionadas sejam algumas das melhores opções para estudar em Portugal, existem outras que também podem ser consideradas. Alguns exemplos incluem Coimbra, uma cidade histórica com uma das universidades mais antigas da Europa, e Faro, uma cidade ensolarada localizada no sul de Portugal, com uma atmosfera descontraída e uma proximidade com belas praias.

No final, a escolha da cidade para estudar em Portugal dependerá de seus objetivos acadêmicos, interesses pessoais, estilo de vida e disponibilidade de cursos nas instituições de ensino. É sempre recomendável fazer uma pesquisa aprofundada para tomar uma decisão informada.

Gostou deste artigo? Então confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também