A comunicação desempenha um papel essencial na formação do desenvolvimento emocional das crianças e tem frases que os pais nunca devem dizer aos filhos.
Lembrando que palavras têm poder. Então, escolher uma abordagem positiva contribui para o desenvolvimento saudável das crianças.
Além disso, uma comunicação positiva não só fortalece os vínculos familiares, mas também capacita os filhos a enfrentarem desafios e desenvolver relacionamentos positivos ao longo de sua jornada.
Palavras que devem ser deixadas de lado
Certas expressões, no entanto, podem ter um impacto duradouro e prejudicial. Segue algumas expressões a evitar ao se comunicar com os filhos, acompanhadas de alternativas construtivas que promovem uma abordagem educacional positiva.
Você não sabe fazer nada mesmo!
Quando seus próprios pais o diminuem, dizendo que ele não tem talento ou não sabe fazer coisa alguma, isso acaba minando a imagem que o filho tem de si. Alternativa: se cometermos erros, é assim que aprendemos. Vamos tentar juntos da próxima vez.
Leia mais: 10 hábitos para ser mais focado do que as pessoas ao seu redor
Vou embora sem você!
Alternativa: transmita segurança emocional, optando por dizer: “Eu sempre estarei aqui para você. Vamos resolver isso juntos, mesmo quando as coisas ficam difíceis.
Peça desculpas agora!
Alternativa: ensine responsabilidade emocional, sugerindo algo como: “Entendo que você está chateado. Quando se sentir preparado, podemos discutir maneiras de solucionar a situação e, se for o caso, considerar pedir desculpas.
Você não é mais um bebezinho!
Alternativa: reconheça a independência, mas de maneira positiva: “Você está crescendo tão rápido! Vamos trabalhar juntos para que você possa fazer mais coisas sozinho, à medida que se torna mais independente.
Leia mais: 6 técnicas simples para se tornar bom de papo e dominar qualquer conversa
Será que vou ter que repetir mil vezes?
Alternativa: estimule a atenção de forma construtiva, dizendo: “Eu sei que você pode se concentrar. Vamos tentar lembrar da próxima vez, e se precisar de ajuda, estarei aqui para ajudar.
Por fim, a formação da criança ocorre através de variados métodos, e a conduta dos pais representa uma combinação entre intuição e sabedoria acumulada ao longo dos anos, seja por meio de experiências pessoais, leituras ou compartilhamento de experiências com outros pais.
0 comentários