Brazil Greece

»

»

Carreira Global: 10 dicas para trabalhar no exterior com confiança

| Em 30/10/2023 às 10:15

Em busca de novas oportunidades e experiências, muitos têm o desejo de trabalhar no exterior. Mas, antes de embarcar nesse sonho, é preciso entender algumas etapas fundamentais.

Quer trabalhar no exterior? Confira essas dicas!

Imersão na cultura e realidade do país

Viver em um novo país vai além de explorar pontos turísticos. Entender os costumes locais, o modo de vida e até mesmo o sistema de transporte público são vitais.

Antes de se mudar, considera-se visitar o local, não como turista, mas com a perspectiva de um residente. Interaja com moradores e avalie as condições de vida e oportunidades profissionais.

Compreensão do processo de busca de emprego local

O modo como as oportunidades de trabalho são buscadas varia de país para país. Enquanto alguns lugares podem valorizar o networking e contatos pessoais, outros podem priorizar processos formais e burocráticos.

Pesquise sobre o método comum no país de interesse e avalie se é possível fazê-lo de longe ou se a ajuda de recrutadores será necessária.

Ajuste de currículo e apresentação

Cada nação tem suas especificidades quanto ao formato e conteúdo de um currículo. É vital ajustar a apresentação pessoal e profissional ao padrão do país de destino. Além disso, é essencial entender quais informações são relevantes e os documentos que devem acompanhar a aplicação.

Domínio sobre vistos e permissões de trabalho

A obtenção de um visto ou permissão de trabalho é uma etapa determinante. Compreender os requisitos legais e os trâmites necessários é primordial. Atenção especial deve ser dada ao tempo de estadia permitido por esses documentos.

Avaliação de custos de vida versus remuneração

Antes de se mudar, avalie se o salário previsto é compatível com o custo de vida local. Isso inclui despesas com moradia, serviços, impostos e outras necessidades diárias.

Leia mais: 6 Recursos do Google Drive que irão revolucionar a sua rotina e produtividade

Estabelecer contatos antecipadamente

Construir uma rede de contatos no país de destino pode ser uma enorme vantagem. Com a tecnologia atual, é possível estabelecer conexões com profissionais locais e expatriados antes mesmo de se mudar.

Informar-se sobre qualificações exigidas

Cada país pode ter suas próprias exigências quanto a diplomas e certificações. Além disso, testes de proficiência linguística podem ser requisitados. Pesquise sobre o que é necessário e prepare-se com antecedência.

Estratégias de acomodação e deslocamento

Garantir um lugar para viver e entender o sistema de transporte são passos essenciais. Pesquise sobre a facilidade de encontrar uma moradia e como o deslocamento pode afetar sua qualidade de vida e finanças.

Pensar no tempo de lazer

A mudança para outro país não é apenas sobre trabalho. Garanta que haverá tempo e recursos suficientes para explorar a cultura, visitar pontos turísticos e, ocasionalmente, voltar ao país de origem.

Gostou desse artigo? Confira mais como esse no site Brazil Greece!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

0 comentários