Brazil Greece

»

»

A origem surpreendente de oito ditados populares que você ainda usa

| Em 27/10/2023 às 21:56

Com um tom sutil e encantador, os ditos populares entrelaçam-se com a tapeçaria cultural, oferecendo um vislumbre dos valores, crenças e histórias de um povo. A cada frase espirituosa, desembrulha-se uma parte do passado, revelando um mosaico de narrativas que transpassam gerações.

Expressões do cotidiano e sua marcante presença

Confira agora alguns outros ditos populares e suas curiosas origens:

Colocar a mão no fogo

A expressão tem origem na época da Inquisição, na Idade Média. O acusado sofria a uma tortura onde amarravam  uma espécie de tocha de ferro com um tecido encharcado em cera inflamável em sua mão.

Três dias após, caso encontrassem lesões, indicava que o acusado deveria morrer. Caso contrário, teria sido protegido pela fé.

Leia mais: Conheça as duas cidades brasileiras que estão na lista das melhores do mundo

Tirar o pai da forca

A expressão vem da história de Santo Antônio que, ao descobrir que seu pai estava para ser enforcado, transportou-se espiritualmente para Lisboa para defendê-lo, garantindo sua absolvição.

Falar pelos cotovelos

A expressão é de Quinto Horácio Flaco a pessoas muito falantes, que, ao conversar, tocam o cotovelo dos interlocutores para chamar a atenção para a conversa.

Onde Judas perdeu as botas

A expressão nasceu da história de que Judas escondeu a recompensa que recebeu por trair Cristo em suas botas. Como ninguém encontrou o calçado recheado de moedas, a expressão simboliza uma busca sem resultados.

Engolir sapos

A expressão tem origem numa das pragas do Egito, descritas na Bíblia. Uma praga envolvia uma invasão de rãs, que apareciam em todos os lugares, inclusive durante a preparação e ingestão de alimentos.

Cheio de nove horas

Originada no século XIX, a expressão se refere à rigidez dos horários da época. Nove horas da noite era uma hora socialmente determinante, e quem estava na rua após esse horário era visto com maus olhos. Com o tempo, passou a se referir a pessoas meticulosas.

Leia mais: Problemas bobos pelos quais você já passou e não admite

Pagar o pato

O dito vem de um antigo jogo português que consistia em tentar, enquanto se está a cavalo, retirar um pato amarrado num mastro em uma única tentativa. Quem não conseguia, tinha que pagar pelo animal.

Conto do vigário

Essa expressão tem origem em uma história sobre a decisão de onde esculpir uma imagem de Nossa Senhora: se seria na paróquia de Pilar ou Conceição. Um dos vigários propôs que amarrassem a imagem num burro e o soltassem entre as paróquias, deixando que ele decidisse o destino.

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest