A tendência global em torno da semana de trabalho de quatro dias continua a crescer, com vários países em todo o mundo experimentando diferentes modelos.
Desde a Bélgica até a Islândia, muitos governos estão promovendo a adoção de uma semana de trabalho mais curta, argumentando que isso pode aumentar a produtividade e melhorar a saúde mental dos funcionários.
Descubra os países que adotaram a semana de trabalho de 4 dias
Bélgica
A Bélgica é o mais recente país a introduzir não apenas uma semana de trabalho de 4 dias, mas também a conceder aos funcionários o direito de ignorar mensagens relacionadas ao trabalho e desligar os dispositivos de trabalho após o horário de trabalho.
Nova Zelândia
A ideia de uma semana de trabalho de 4 dias recebeu um grande impulso da primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, que acreditava que isso não apenas melhoraria o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Em maio de 2020, Ardern em um vídeo ao vivo no Facebook compartilhou a ideia enquanto discutia maneiras de reviver o turismo interno no país.
Ela acrescentou que os fins de semanas prolongados permitirão que as pessoas visitem locais, o que aumentará as viagens domésticas, compensando assim a falta de viagens estrangeiras.
Irlanda
O governo irlandês introduziu um programa piloto para verificar a eficácia de uma semana de trabalho de quatro dias. Para esta iniciativa, o governo teria anunciado um fundo de pesquisa de € 150.000.
Segundo o Ministro do Meio Ambiente, Clima e Comunicações, Eamon Ryan, essa transição para uma semana de trabalho de 4 dias não só ajudará a reduzir as emissões de carbono e melhorar a qualidade do ar, mas também beneficiará as pessoas dando-lhes um dia extra de folga.
LEIA MAIS: 3 plataformas confiáveis para trabalhar como freelancer e fazer renda extra
Japão
Para melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional de seus cidadãos, o governo japonês solicitou às empresas que implementem uma semana de trabalho de 4 dias como parte de um programa iniciativo.
Segundo os relatos, o governo instruiu as empresas a oferecerem a seus funcionários a escolha de mudar para uma semana de trabalho de quatro dias em vez dos típicos cinco dias.
Referindo-se a isso, o primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, afirmou que essa iniciativa ajudará as empresas a reter funcionários experientes, garantindo também o bem-estar deles.
Escócia
O Partido Nacional Escocês (SNP) anunciou o lançamento de um programa piloto de semana de trabalho de quatro dias. E, segundo relatos, 80% das pessoas responderam positivamente à ideia e ficaram altamente motivadas com a iniciativa.
Segundo informações, isso ajudou as pessoas a manter um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal, tendo mais tempo livre para si mesmas.
Islandia
A Islândia introduziu um teste de quatro anos em outubro de 2021 para experimentar a semana de trabalho de quatro dias.
Conforme os relatórios, aproximadamente 2.500 funcionários participam deste programa em uma ampla gama de locais de trabalho, incluindo escritórios, hospitais e creches.
Se os resultados forem confirmados, a produtividade melhorará na maioria dos locais. Além disso, isso permite que as pessoas façam uma viagem rápida de fim de semana de 3 dias e se rejuvenesçam.
Emirados Árabes Unidos
Os Emirados Árabes Unidos reduziram sua semana oficial de trabalho para quatro dias e meio no início de dezembro de 2021, fazendo a transição da semana de trabalho de cinco dias.
Segundo relatos, a mudança entrou em vigor em 1º de janeiro de 2022. Referindo-se a isso, o Escritório de Mídia do Governo dos Emirados Árabes Unidos informou que a nova mudança foi implementada para melhorar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e aumentar a produtividade.
Espanha
Segundo relatos, a Espanha também anunciou um experimento com uma semana de trabalho de quatro dias. Agora, segundo as regras do governo espanhol, os funcionários devem cumprir uma semana de trabalho de 32 horas ao longo de três anos, sem redução na remuneração dos trabalhadores.
Segundo informações, o programa piloto está sendo conduzido com um investimento de cerca de US$ 60 milhões.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários