Novo golpe descoberto em aplicativos da Google Play Store que se passam por apps legítimos, inscrevendo os usuários em serviços pagos sem consentimento. Portanto, proteja-se e desinstale os apps afetados.
Essa descoberta diz respeito a cerca de 11 aplicativos da Google Play Store, a loja oficial de apps para Android. Esses apps falsos foram baixados mais de 620 mil vezes por usuários como nós.
Fleckpe se disfarça de apps legítimos
O nome desse golpe é Fleckpe e ele se disfarça de aplicativos legítimos para enganar a gente. Mas qual é o objetivo dessa malandragem? Bem, o Fleckpe inscreve os usuários em serviços pagos sem o nosso consentimento.
Ou seja, eles ganham dinheiro quando somos inscritos nessas assinaturas secretas. E o pior de tudo é que o dinheiro vai direto para o bolso dos cibercriminosos.
LEIA MAIS: Vírus que ataca o pix já está fazendo vítimas! Veja como proteger seu celular
A empresa de segurança digital Kaspersky identifica o golpe
A empresa Kaspersky, especializada em segurança digital, descobriu que esse golpe está ativo desde 2022, mas só agora eles conseguiram pegar os bandidos. Sobretudo, grande parte das vítimas são da Malásia, Indonésia, Tailândia, Singapura e Polônia, mas usuários do mundo todo também foram afetados, só que em menor quantidade.
Ficou curioso para saber quais são os apps infectados por esse golpe? Dá só uma olhada na lista:
1. Beauty Camera Plus
2. Beauty Photo Camera
3. Beauty Slimming Photo Editor
4. Fingertip Graffiti
5. GIF Camera Editor
6. HD 4K Wallpaper
7. Impressionism Pro Camera
8. Microclip Video Editor
9. Night Mode Camera Pro
10. Photo Camera Editor
11. Photo Effect Editor
Ações tomadas: remoção dos apps da Google Play Store
A Kaspersky já informou que todos esses apps foram removidos da loja do Google Play. Mas cuidado, pessoal! Pode ser que os bandidos tenham colocado outros apps maliciosos lá, então fiquem atentos. Sobretudo, mesmo que os apps tenham sido removidos, eles ainda podem estar no seu celular. Se você tiver algum deles, é melhor desinstalar o mais rápido possível.
LEIA MAIS: Como carregar seu celular sem usar o cabo? 3 formas práticas irão te salvar
Funcionamento do golpe: trojan e comunicação com servidor malicioso
Mas como funciona esse golpe? Você deve estar se perguntando. Bem, quando a gente abre um desses apps, ele carrega uma “biblioteca” escondida que contém um tipo de vírus chamado trojan. Esse trojan é responsável por executar o golpe.
Portanto, ele entra em contato com um servidor malicioso e envia informações sobre o nosso celular. Então, o hacker, usando esse servidor, consegue nos inscrever em serviços pagos sem a gente nem perceber. É tudo feito em segundo plano, enquanto o app parece funcionar normalmente.
Proteja-se contra golpes digitais e cuidado com os apps baixados
Portanto, fiquem espertos aos apps que vocês baixam. E lembrem-se: se tiverem algum desses apps no celular, desinstalem imediatamente.
LEIA MAIS: Curte uma trilha? Então o Google Maps tem novidades incríveis para você
Novo recurso do Google para login seguro sem senhas: chaves de acesso no celular
Ah, e uma última novidade para vocês: o Google lançou um novo recurso para fazer login sem precisar de senhas. Agora, você pode usar chaves de acesso no seu celular para entrar nas suas contas. Portanto, o recurso promete deixar tudo mais seguro e prático. Chega de senhas complicadas, né? O seu celular agora será a sua chave de segurança.
Para saber mais sobre assuntos como este, confira outros artigos no portal Brazil Greece.
0 comentários