Você sabia que existem ilhas com o nome ‘sanduíche’? Veja onde fica

Veja só onde fica...

As Ilhas Sanduíche do Sul são um arquipélago remoto no Oceano Atlântico Sul, próximo à Antártida. Essas ilhas são um território britânico ultramarino e consistem em um grupo de ilhas vulcânicas desabitadas. Elas estão localizadas a cerca de 4.150 quilômetros da Antártica e aproximadamente 3.000 quilômetros da ponta da América do Sul.

O clima nas ilhas é extremamente rigoroso e hostil. A temperatura média anual é de aproximadamente -10 °C, com ventos fortes e frequentes tempestades. Por isso, é uma das regiões mais inóspitas do planeta.

LEIA MAIS: Este é o lugar mais quente do planeta, onde faz até 70 graus Celsius

A vida selvagem da ilha

ilhas sanduiche
Apesar de não serem habitadas por humanos, as Ilhas Sanduíche do Sul abrigam uma rica vida selvagem. Elas são o lar de várias espécies de aves marinhas, como albatrozes e petréis, além de focas e leões-marinhos.

As ilhas têm origem vulcânica e apresentam atividade vulcânica significativa. A ilha principal, chamada Ilha Visokoi, é um vulcão ativo que entrou em erupção várias vezes ao longo dos anos.

Cientistas e pesquisadores de várias disciplinas frequentemente visitam as ilhas devido ao seu ambiente único e isolado. Eles estudam a ecologia, geologia e climatologia da região, buscando um melhor entendimento das áreas remotas e extremas do nosso planeta.

Portanto, as Ilhas Sanduíche do Sul são uma Área de Pesquisa e Conservação, o que significa que há regulamentações rigorosas para proteger a vida selvagem e preservar o ecossistema frágil.

Em 2015, as ilhas, juntamente com a Geórgia do Sul, fazem parte do Patrimônio da Humanidade da UNESCO. Essa designação reconhece a importância única dessas ilhas para a ciência e a preservação da vida selvagem.

LEIA MAIS: 5 lugares misteriosos que não podem ser encontrados no Google Maps

A história das ilhas Sanduíche

As Ilhas Sanduíche do Sul têm uma história interessante e cheia de reivindicações territoriais. Descobertas no século XVIII, as ilhas foram inicialmente reivindicadas pelo Reino Unido em 1908. No entanto, a Argentina também apresentou sua reivindicação em 1938. A presença argentina nas ilhas incluiu a estação naval Corveta Uruguai, estabelecida em 1976. A disputa territorial resultou na breve ocupação das ilhas pelas forças argentinas durante a Guerra das Malvinas em 1982. Até hoje, a soberania das Ilhas Sanduíche do Sul é objeto de disputa entre o Reino Unido e a Argentina.

você pode gostar também