Nova ameaça à costa brasileira pode elevar mar em 3 m, segundo estudo

Eventos climáticos extremos se tornarão mais frequentes e devastadores.

A descoberta preocupante de que o manto de gelo da Antártica Oriental, especificamente na Bacia Subglacial de Wilkes, está sob ameaça de derretimento, traz à tona uma nova área de preocupação em relação ao aumento do nível do mar global.

Assim, a pesquisa, conduzida pela Universidade de Stanford, sinaliza que uma massa de gelo comparável ao tamanho do estado da Bahia pode ser vulnerável a um colapso descontrolado, elevando potencialmente o nível do mar em mais de 3 metros.

Os problemas do derretimento do manto de gelo

O derretimento do manto de gelo global é um fenômeno preocupante que traz consigo uma série de riscos e consequências para o planeta. Esse processo ocorre devido ao aumento da temperatura média da Terra, causado principalmente pela emissão de gases de efeito estufa.

Um dos principais riscos do derretimento do manto de gelo global é a elevação do nível do mar. O gelo que derrete nas calotas polares e nas geleiras flui para os oceanos, aumentando o volume de água. Isso pode resultar em inundações costeiras, colocando em risco comunidades costeiras e ecossistemas sensíveis.

Além disso, ele também contribui para alterações climáticas significativas. Isso porque o gelo reflete grande parte da radiação solar de volta para o espaço, ajudando a regular a temperatura da Terra. Portanto, com o derretimento do gelo, menos radiação se reflete, o que leva ao aumento da temperatura global. Assim, isso pode causar mudanças drásticas nos padrões climáticos, como o aumento de eventos climáticos extremos, como tempestades e secas.

Ademais, esse fenômeno também tem um impacto negativo na biodiversidade. Por exemplo, muitas espécies, como ursos polares e focas, dependem do gelo marinho para sobreviver. Então, com isso, esses animais perdem seu habitat e enfrentam dificuldades para encontrar alimento. Além disso, o aumento da temperatura dos oceanos também pode afetar os ecossistemas marinhos, levando à perda de biodiversidade.

Leia mais: Inmet emite alerta de calor intenso: veja se sua região será afetada

Novidades são preocupantes em relação ao nível do mar global

Historicamente, as atenções se concentravam na Antártica Ocidental, conhecida por seu derretimento significativo. Porém, a novidade deste estudo está na investigação de uma região anteriormente considerada estável. Ou seja, isso demonstra a constante necessidade de reavaliar nossas compreensões sobre os sistemas climáticos da Terra.

Ademais, a metodologia inovadora empregada pelos cientistas, que utilizaram pesquisas de radar aéreo, permitiu a descoberta de condições alarmantes na base do manto de gelo, indicando sua proximidade com o ponto de derretimento.

O aspecto mais inquietante dessa pesquisa é a identificação da topografia peculiar da Bacia Subglacial de Wilkes, que a torna especialmente suscetível ao avanço de águas oceânicas mais quentes.

Este fenômeno tem o potencial de acelerar o processo de derretimento, uma vez que a inclinação retrógrada do leito da bacia facilita a infiltração dessas águas.

Além disso, os pesquisadores apresentaram uma abordagem estatística avançada para analisar as condições abaixo da superfície glacial. Dessa forma, revelam uma mistura complexa de solo congelado e descongelado.

Assim, esta descoberta sublinha a sensibilidade da região a mudanças mínimas na temperatura. E, essas mudanças podem precipitar um evento de colapso catastrófico.

A relevância dessa pesquisa ultrapassa a compreensão da dinâmica da Antártica Oriental. Além disso, destaca a urgência de monitorar regiões que até então eram consideradas menos propensas a mudanças dramáticas.

Portanto, em um momento em que o mundo enfrenta o aumento das temperaturas globais e o consequente derretimento dos polos, compreender e antecipar os impactos desses eventos torna-se essencial.

Os esforços dos cientistas para incorporar essas descobertas em modelos de previsão do comportamento do manto de gelo são essenciais para prever como diferentes cenários climáticos podem afetar nossa geografia global.

Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do portal Brazil Greece!

 

você pode gostar também