A Espanha é um país que conquista corações de turistas, com destinos famosos como Barcelona, Maiorca, Ibiza, Andaluzia e as Ilhas Canárias. No entanto, há um segredo bem guardado no norte do país que está se tornando cada vez mais irresistível para os amantes da boa comida e do vinho.
Você já pode ter ouvido falar da famosa região vinícola de Rioja que la produzem o melhor vinho da Espanha. No entanto, e quanto a Castela e Leão ou a charmosa cidade de Miranda del Ebro? Esses nomes podem não ser tão familiares, mas vale a pena memorizá-los, especialmente se você é um apreciador de uma boa comida e de vinho.
O paraíso dos amantes da comida e vinho
Antigamente, não havia muitas razões para os viajantes se aventurarem no canto remoto da Espanha, onde se encontram as três regiões autônomas de Rioja, Castela e Leão e o País Basco. Muitos podem ter chegado até a Rioja, com suas inúmeras vinícolas famosas por seus Tempranillos envelhecidos em carvalho. Mas poucos exploraram as colinas verdes ondulantes, labirintos de girassóis e antigas aldeias mais ao norte.
Continue lendo para descobrir por que os amantes da comida, do vinho, da arquitetura e da história devem direcionar seu curso para este enclave muito negligenciado entre Burgos a oeste, Logroño a leste e Bilbau ao norte, em sua próxima viagem à Espanha.
Leia mais: Descubra quais estrelas de Hollywood produzem vinhos
Distrito ferroviário de vinhos de Rioja
Lá vocês podem encontrar Sete vinícolas do bairro de vinhos ao lado da estação de trem na pequena cidade riojana de Haro. O Distrito da Estação Ferroviária de Haro faz parte do “Mile de Ouro de Rioja”. Então, você pode visitá-lo em um passeio a pé completo com degustações de vinho e tapas, ou nos dias anuais de degustação na estação de trem.
As vinícolas da estação de trem variam em estilo e tamanho, desde as grandes vinícolas como CVNE e Rioja Alta, que se especializam principalmente em vinhos clássicos de Rioja envelhecidos em carvalho, até a artesanal Gómez Cruzado, que foi fundada em 1886, mas ainda produz apenas 250.000 garrafas por ano.
Liderada por uma equipe de jovens enólogos, a Gómez Cruzado dedica-se a recuperar o estilo tradicional riojano de vinhos finos que eram mais frescos, mais sutis e mais elegantes do que a variedade rica em carvalho e taninos pela qual a região é conhecida hoje.
Leia mais: 9 cidades históricas brasileiras que são tesouros e você tem que conhecer
Frías: a menor “cidade” da Espanha
A Frías manteve o status de cidade que concederam em 1435, mas, com uma população atual de 275 habitantes, é a menor da Espanha. Construído entre os séculos XII e XV, o castelo de Frías, digno de Game of Thrones, se agarra perigosamente à falésia, com vista para o centro medieval lindamente preservado da cidade, enquanto uma série de casas de madeira conhecidas como casas colgadas, ou casas suspensas, parecem como se estivessem suspensas sobre o desfiladeiro abaixo.
Então, se você é um amante de tudo o que há de bom, não deixe de explorar esse canto escondido do norte da Espanha em sua próxima viagem.
0 comentários