Brazil Greece

»

»

O futuro chegou: conheça o primeiro carro voador do Brasil

| Em 19/05/2023 às 07:00

Já imaginou poder voar em um carro como nos filmes de ficção científica? Isso pode estar mais perto do que você imagina! A ciência avançou tanto que já é possível criar um carro voador, que pode mudar a forma como nos deslocamos no futuro. E a Embraer está bem próxima dos seus primeiros testes. Veja como isso vai funcionar.

O carro voador, também conhecido como eVTOLs (veículos elétricos de pouso e decolagem vertical), é uma revolução na indústria aérea. Só para ilustrar, será possível percorrer grandes distâncias em um curto espaço de tempo, sem prejudicar o meio ambiente, pois é abastecido com fontes de energia renovável. E o Brasil está na corrida para lançar o primeiro modelo!

A Embraer, importante empresa brasileira do setor aéreo, já tem um protótipo definido e pretende testá-lo em 2024, com a certificação do veículo programada para 2026. Trata-se de uma grande inovação que pode gerar impactos positivos, principalmente no meio ambiente. Seu principal lema é reduzir a emissão de carbono, uma das principais causas do efeito estufa. 

Como vai funcionar o carro voador?

Atualmente, as aeronaves costumam usar fontes não renováveis de energia, gerando grande impacto negativo no planeta Terra. Com o carro voador, a ideia então é diminuir esses impactos e reduzir a emissão de substâncias prejudiciais para a atmosfera terrestre.

A princípio, o teste do carro voador será feito em 2024, com um protótipo que se assemelha a um drone gigante. Inicialmente, não haverá tripulação nesses veículos, apenas cargas, para testar a segurança do equipamento. Em outras palavras, é como se fosse um drone gigante. 

Porém, quando for comprovada a segurança do modelo, começam os testes com a população. Deste modo, caso a certificação seja concedida em 2026, a Embraer começará a oferecer serviços de viagem com o eVTOLs. No começo, entretanto, os valores podem ser um pouco altos, algo variando entre US$ 50 e US$ 100, em trajetos que sairiam a cada 15 minutos.

Mas com o tempo, a tendência é que o preço fique mais acessível. De todo modo, com essa inovação, a forma como nos deslocamos no futuro pode mudar completamente. Quem sabe em breve poderemos ver os carros voando pelas ruas da cidade, proporcionando viagens mais rápidas e sustentáveis!

E aí, o que achou da ideia do carro voador? Acha que o modelo vai realmente sair? E quais serão as consequências positivas para o meio ambiente, na sua opinião?

Para conferir estes e outros artigos sobre tecnologia e inovação, acesse sempre nosso site Brazil Greece. 

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.

    É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

0 comentários