Muito falamos em viajar para outros lugares e outros países e nos esquecemos das belezas que o Brasil tem. Porém, você sabia que Goiás há um paraíso subterrâneo que muita gente não conhece? Em meio à natureza exuberante do estado de Goiás, localiza-se um dos maiores complexos de cavernas da América do Sul, o Parque Estadual da Terra Ronca. Esta área, descoberta no século XVIII e que começou a ser explorada na década de 1950, encanta visitantes com suas mais de 200 cavernas, um verdadeiro espetáculo subterrâneo esculpido pela natureza ao longo de milhões de anos.
O paraíso subterrâneo em Goiás
O parque, criado em 1989, estende-se pelos municípios de São Domingos e Guarani de Goiás. Além disso, ele abriga impressionantes formações rochosas, rios subterrâneos e cachoeiras, em um cenário que também é rico em flora e fauna. As cavernas guardam pinturas rupestres que datam de mais de 10 mil anos, mostrando a importância histórica e cultural do local.
Entre as cavernas mais importantes estão a Terra Ronca I e II, a Caverna São Bernardo, a São Mateus, e a São Vicente. A Terra Ronca I, com seu monumental portal de 96 metros de altura e 120 de largura, é um dos destaques do parque.
Enquanto isso, a Terra Ronca II, conhecida por seu rio subterrâneo de águas cristalinas, oferece um percurso desafiador e encantador.
Já a Caverna São Bernardo se destaca pelos seus salões repletos de estalactites e estalagmites, e a São Mateus, pela sua grande extensão e formações rochosas. Por fim, a São Vicente é um desafio à parte, acessível apenas por um rapel de 40 metros, abrigando 12 cachoeiras internas.
Para quem busca uma experiência mais tranquila, o parque oferece trajetos mais acessíveis, com trilhas de aproximadamente 3 quilômetros que permitem contemplar as belas formações do parque. Além das cavernas, o parque conta com cachoeiras, como a Cachoeira das Palmeiras e a São Bernardo, que oferecem locais para descanso e apreciação da natureza.
Leia mais: Viaje tranquilo! 9 países que não exigem visto para brasileiros
Como chegar?
O acesso ao Parque da Terra Ronca e às suas cavernas requer a companhia de guias credenciados, garantindo segurança e uma experiência mais enriquecedora. Além disso, as visitas são organizadas para preservar o ambiente delicado das cavernas e manter a segurança dos visitantes.
Leia mais: O lindo país europeu em que talvez você seja o único turista
Hospedagem na região
Em termos de hospedagem, a região oferece opções simples e rústicas, propiciando uma imersão completa na natureza local. Assim, pousadas como a Estação Lunar, Terra Ronca, Portal da Terra e Maya estão entre as escolhas disponíveis, oferecendo desde acomodações básicas até experiências mais confortáveis.
Portanto, o Parque Estadual da Terra Ronca é, sem dúvida, imperdível. Então, está esperando o que para visitar esse destino que combina aventura, história e a beleza natural do Cerrado brasileiro?
0 comentários