A Grécia foi a origem da nossa civilização. Mas, não são apenas os costumes e as lendas da mitologia grega que influenciaram o mundo em que vivemos. Na verdade, a sua influência vai muito além disso. Por exemplo, muitos países ao redor do mundo, mesmo aqueles a milhares de quilômetros de distância da Grécia, têm seus nomes originados da língua grega. Isso só mostra como a civilização grega influencia até hoje a nomenclatura geográfica global.
E isso não é de hoje! Desde a antiguidade, palavras gregas têm sido a base para denominações de regiões, cidades e até continentes. Em alguns casos, essas influências refletem as características naturais, a história ou até mesmo mitos relacionados à região em questão. Então, diante dessa curiosidade, separamos aqui alguns nomes de países que têm origem na língua grega. Acredite, alguns itens dessa lista poderão te surpreender!
Leia mais: Esta é a ilha grega de Calipso da mitologia grega e você pode conhecer
Países que têm nomes gregos
1. Argentina: a terra da prata
Antes de mais nada, não precisamos ir muito longe. O primeiro lugar que tem seu nome com origem na língua grega fica bem aqui do nosso lado. O nome do país dos hermanos vem exatamente da Grécia.
Assim, o nome Argentina tem suas raízes na palavra latina “argentum”, que significa prata. Esta, por sua vez, deriva do grego “Argyros”. Quando os exploradores espanhóis chegaram ao território que hoje conhecemos como Argentina, eles descobriram que os habitantes locais utilizavam prata para fazer utensílios e joias. Então, esse encontro levou os colonizadores a nomear a terra em referência a esse precioso metal.
Leia mais: 15 sobrenomes que podem te dar direito à aposentadoria europeia
2. Egito: a terra abaixo do Mar Egeu
Você sabia que a terra dos faraós também tem o nome de origem grega? Isso mesmo! O nome Egito (Αίγυπτος/Aigyptos) tem uma origem complexa, derivando da combinação de duas palavras gregas: “Αγαίον” (Aegean) e “Υπτίως” (yptios), que significa “abaixo”. Assim, o Egito era considerado a terra abaixo do Mar Egeu. Além diss, outra teoria sugere que o nome grego se originou da adaptação do termo egípcio “Hut-ka-Ptah”, usado para descrever a área ao redor de Mênfis.
3. Etiópia: terra de rostos queimados
Também, a Etiópia recebe seu nome da palavra grega “Αιθίωψ” (Aithiops), que significa “rosto queimado”, uma referência à cor da pele dos habitantes.
4. Eritreia
Eritreia, por outro lado, deriva do grego “Ερυθρά Θάλασσα” (Erythra Thalassa), que significa “Mar Vermelho”, devido à proximidade da região com este corpo d’água.
Leia mais: Ela existiu? Confira como era Troia de Homero e veja suas ruínas
5. Geórgia: a terra de São Jorge
O nome Geórgia está ligado ao mártir grego São Jorge. Apesar disso, o nome do país também tem relação com a palavra grega “Γεωργία”, que significa agricultura. A conexão com São Jorge reflete a profunda influência religiosa e cultural da Grécia na região.
6. Filipinas: a homenagem ao Rei Filipe II
Por fim, não é só a beleza do mar que as Filipinas têm em comum com a Grécia. Na verdade, o nome das Filipinas tem uma conexão direta com o rei espanhol Filipe II. Quando os exploradores espanhóis chegaram ao arquipélago, o nomearam “Las Islas Filipinas” em homenagem ao então Príncipe das Astúrias, que mais tarde se tornaria Filipe II. A palavra “Filipe” deriva do grego “Philippos”, que significa “amigo dos cavalos”, refletindo a popularidade e o uso de nomes gregos entre a nobreza europeia.
Leia mais: Tumba do submundo encontrada na Itália surpreende arqueólogos
E aí, você já conhecia esses países que tinham as suas raízes na língua grega? Qual deles você já visitou?
0 comentários