Brazil Greece

»

»

Por que a Páscoa Grega não é na mesma data que a do Brasil?

| Em 20/03/2024 às 08:43
Freepik.

A Páscoa está chegando. E, além dos deliciosos chocolates, é importante lembrar que há uma história por trás da data. Inclusive, ela é uma das festividades mais importantes do calendário cristão. Isso porque celebra a ressurreição de Jesus Cristo, ocorrida três dias após a sua crucificação. Mas, uma curiosidade sobre a data é: você sabia que a Páscoa grega acontece em uma data diferente da do Brasil?

Eu me lembro que assim que comecei a namorar a minha esposa, eu ainda morava em Londres. E, o nosso combinado era de nos encontrarmos na Páscoa. Então, agendamos as passagens aéreas para que ela pudesse me visitar. Tudo certo para a Páscoa, minha esposa havia chegado de viagem e foi aí que liguei para a minha mãe: “mãe, já estamos com as passagens compradas para passar a Páscoa na Grécia”. Imagine qual foi a surpresa minha e da minha esposa ao descobrirmos que compramos as passsagens para os dias errados, pois a data da Páscoa na Grécia é diferente da data da Páscoa no Brasil!

O significado da Páscoa

Antes de mais nada, a palavra “Páscoa” tem origem no hebraico “Pesach”, que significa “passagem”. Assim, representa a passagem da morte para a vida, simbolizando a vitória de Jesus sobre o pecado e a morte. Mas, além do seu significado religioso, a Páscoa também se associa a outros símbolos e tradições. Por exemplo, o coelho e os ovos de chocolate são elementos que fazem parte da cultura popular e representam a fertilidade e o renascimento.

Leia mais: Ilha do tamanho da Islândia é descoberta no mar do Brasil

A Páscoa grega e a Páscoa no Brasil

Uma das diferenças mais marcantes entre a Páscoa grega e a Páscoa no Brasil é a data em que são celebradas. Enquanto no Brasil comemoramos a Páscoa no primeiro domingo após a primeira lua cheia do outono, na Grécia o que determina a data é o calendário juliano, que é o que a Igreja Ortodoxa utiliza.

A diferença nas datas ocorre devido à adoção de calendários diferentes pelas Igrejas Católica e Ortodoxa. Enquanto a Igreja Católica segue o calendário gregoriano, a Igreja Ortodoxa segue o calendário juliano. Essa diferença ocorreu a partir do século XVI, quando o Papa Gregório XIII introduziu o calendário gregoriano para corrigir imprecisões do calendário juliano.

Leia mais: O robô Sophia chegou à Grécia e o povo está dividido

Outras diferenças da Páscoa grega

Na Páscoa grega, também conhecida como Páscoa Ortodoxa, a celebração tem uma série de rituais e tradições religiosas. A preparação para a Páscoa começa durante a Quaresma, um período de 40 dias de jejum e reflexão. Durante a Semana Santa, são realizadas diversas cerimônias religiosas, como procissões e liturgias especiais.

Uma das tradições mais conhecidas da Páscoa grega é a quebra de ovos vermelhos. Assim, os ovos são pintados de vermelho para simbolizar o sangue de Cristo e, durante a celebração, as pessoas escolhem um ovo e o quebram com o ovo de outra pessoa. Acredita-se que a pessoa cujo ovo não quebrar será abençoada com boa sorte durante o ano.

Outra tradição importante da data grega é a preparação do cordeiro pascal. Assim, o cordeiro é assado e servido como parte da refeição festiva, simbolizando o sacrifício de Jesus Cristo.

E, para quem está se perguntando qual foi o final da nossa história. Infelizmente não conseguimos passar a nossa primeira Páscoa grega com a minha família na Grécia. Mas, depois dessa data, passamos várias outras e aprendemos a nos atentar mais às diferenças culturais.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

0 comentários