Brazil Greece

»

»

5 coisas que acabam com sua autoestima desde a infância

| Em 15/04/2024 às 13:54
Freepik.

A construção da autoestima na infância é uma caminhada importante. É nesse período que os pequenos exploram o mundo e desenvolvem a percepção de si mesmos. Mas, por que algumas crianças desenvolvem complexo de inferioridade? Infelizmente, este é um dos problemas mais frequentes na infância. Por isso, a seguir, mostraremos as 5 principais razões por trás desse fenômeno e como combatê-lo!

Por que algumas crianças desenvolvem complexo de inferioridade?

1 – Comparações negativas

Antes de mais nada, comparar seu filho com outras crianças de forma negativa é o mesmo que alimentar um monstro de sete cabeças: a insegurança. Não podemos esquecer que cada criança é única, com seus próprios talentos e ritmos de desenvolvimento.

Por isso, elogie suas conquistas individuais e incentive a superação pessoal, essas ferramentas são poderosas para fortalecer sua autoconfiança.

Leia mais: 5 frases motivacionais que irão deixar seu dia mais positivo e feliz

2 – Efeitos do ambiente familiar

Você já ouviu falar que os pais são os primeiros heróis dos filhos? Então, para os pequenos, eles são modelos que moldam a percepção de si mesmos.

Portanto, se você, como pai ou mãe, luta contra a baixa autoestima, busque ajuda profissional. Cuidar de si mesmo é essencial para transmitir aos pequenos a mensagem de que eles são valiosos e dignos de amor.

3 – Influência dos professores

Os professores também exercem um papel importante no desenvolvimento da autoestima das crianças. Com isso, uma palavra de incentivo, um reconhecimento de esforço e um ambiente de aprendizado positivo podem fazer toda a diferença na vida delas.

Por outro lado, comentários negativos ou críticas constantes podem alimentar a insegurança, sendo um motivo de destaque do porquê algumas crianças desenvolvem complexo de inferioridade.

4 – Consequências do bullying

O bullying é uma ferida profunda que mina a autoestima e a confiança na infância – e até na fase adulta. Portanto, é preciso estar atento aos sinais de sofrimento, como isolamento, tristeza repentina e queda no desempenho escolar.

Além disso, conversar com a criança, buscar ajuda na escola e denunciar os casos de bullying são medidas essenciais para proteger e fortalecer os pequenos.

Leia mais: 7 comportamentos dos introvertidos que parecem muito estranhos

5 – Comentários depreciativos

Rotular uma criança como  “desatenta” ou “preguiçosa” pode ser prejudicial. Uma vez que comentários depreciativos sobre suas habilidades ou caráter podem reforçar o sentimento de não ser bom o suficiente.

Não esqueça que cada comportamento tem uma causa e precisa ser analisado com cuidado. Por isso, evite rótulos negativos e foque em soluções construtivas, sempre com respeito e empatia.

  • Júlia de Almeida

    Julia é uma redatora de conteúdo criativa e versátil, com mais de cinco anos de experiência em escrita para blogs. Ela tem uma habilidade única para adaptar seu estilo de escrita a diferentes públicos e temas. Ela é especialista em criar artigos detalhados e bem pesquisados, garantindo que cada peça seja informativa e atraente. Seu portfólio inclui trabalhos em áreas como moda, viagens, cultura e estilo de vida. Além de escrever, Julia é apaixonada por fotografia e adora integrar suas fotos em seus trabalhos para tornar cada postagem ainda mais especial.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest