O dia 22 de abril é marcado como a data em que o Brasil foi descoberto pelos portugueses, liderados por Pedro Álvares Cabral. No entanto, essa data nem sempre foi reconhecida ou celebrada como tal, e a história por trás dessa especificação revela muito sobre a relação entre história, poder e memória nacional. Mas, por que a celebração do descobrimento do Brasil nem sempre aconteceu no dia 22 de abril?
Por que a celebração do descobrimento do Brasil não aconteceu sempre no dia 22 de abril?
Antes de mais nada, o fato é mais curioso do que parece. Isso porque a chegada dos portugueses ao Brasil não era comemorada em 22 de abril, mas sim em 3 de maio. Você deve estar pensando: como assim?
Bem, acontece que esta data se associava à festa litúrgica da Santa Cruz, que tinha a sua celebração no mesmo dia em que Cabral batizou as novas terras de “Terra de Vera Cruz”. Assim, a escolha do dia 3 de maio se associava diretamente à interpretação religiosa e ao calendário católico da época.
Só para se ter uma ideia, o documento que esclarece a chegada dos portugueses em 22 de abril é a carta escrita por Pero Vaz de Caminha, parte da tripulação de Cabral, que detalhou o descobrimento. Assim, Caminha narrou os sinais de terra avistados no dia 21 de abril e a certeza da chegada em 22 de abril, com o desembarque ocorrendo no dia 23.
Porém, essa carta ao rei Dom Manuel I, permaneceu em segredo e não a divulgaram inicialmente. Isso porque o rei desejava evitar que as informações sobre o novo território chegassem aos espanhóis, o que poderia resultar em invasões.
Então, a carta caiu no esquecimento nos arquivos portugueses até o século XIX. Então, foi quando a redescobriram. Depois, com a invasão napoleônica em Portugal e a subsequente transferência da corte portuguesa para o Brasil, muitos documentos históricos, incluindo a carta de Caminha, foram trazidos ao Rio de Janeiro. Isso facilitou o acesso a tais documentos e permitiu que novas interpretações da história emergissem.
Leia mais: Qual estado brasileiro tem mais superdotados? Veja o ranking!
Mas, por que comemoramos hoje o descobrimento do Brasil no dia 22 de abril?
Em 1817, o padre e geógrafo Manuel Aires de Casal publicou a carta no livro “Corografia Brazilica”, o que mudou a percepção pública sobre a data do descobrimento. A partir de então, o dia 22 de abril começou a ser a data oficial da chegada de Cabral ao Brasil.
Após a Independência do Brasil em 1822, a celebração de 22 de abril ganhou ainda mais importância. A necessidade de construir uma identidade nacional e de estabelecer símbolos que solidificassem a soberania e a história do país tornou essencial a adoção de uma data específica que marcasse o início da história brasileira.
Depois de tudo isso, seguimos até hoje celebrando essa data. Mas, é sempre interessante entender e conhecer a verdadeira história por trás dela.
E aí, você já sabia?
0 comentários