Certamente, a halitose é um dos problemas de saúde bucal mais frequentes. Conhecido popularmente como “bafinho”, esse mal pode ter origem em doenças graves ou hábitos aparentemente inofensivos, mas que são potencialmente prejudiciais. É importante identificar quais hábitos causam mau hálito e entender que este problema pode indicar algo mais sério.
6 hábitos que causam mau hálito
Algumas atitudes rotineiras podem, sim, causar o mau hálito, mesmo que a gente nem saiba. Felizmente, algumas mudanças simples podem resolver o problema. Veja o que fazer para evitar a halitose.
Higiene bucal inadequada é um dos hábitos que causam mau hálito
Sabe aquela orientação que a gente aprende desde criança para sempre escovar os dentes após as refeições? E, também, ao acordar? Pois é, deixá-la para trás é um dos principais hábitos que causam o mau hálito.
A falta de higiene bucal, como não escovar os dentes ou usar o fio dental regularmente, não só levam à halitose, mas também outros problemas mais sérios, como cáries. Isso é resultado do acúmulo de bactérias que, gradualmente, liberam gases mal cheirosos.
A propósito, quando escovar os dentes, aproveita para limpar a língua também! As placas bacterianas ficam acumuladas aí, então, escove a língua e céu da boca para não provocar efeitos indesejáveis.
LEIA MAIS: Por que você deveria colocar um saco de sal dentro do guarda-roupa?
Respirar pela boca
Outro hábito aparentemente inocente, mas que provoca, sim, halitose, é respirar pela boca. Principalmente durante a noite, quando a boca resseca e deixa um ambiente favorável para as bactérias.
Porém, este é um dos cenários que merecem avaliação, pois indica problemas de respiração. Além do mau hálito, a pessoa pode apresentar apneia do sono, o que também leva à halitose.
Consumir alimentos com cheiro forte
Infelizmente, alguns alimentos que amamos podem, também, causar mau hálito devido ao odor forte que exalam. É o caso do peixe, cebola, alho, ovo e especiarias em geral. Só para ilustrar, o cheiro é tão intenso que, mesmo após escovar os dentes e usar enxaguante bucal, pode permanecer na boca.
Além disso, alimentos muito ácidos também provocam o mau hálito, a exemplo do frango, atum e azeite. Isso é explicado por descamarem a mucosa bucal que, em seguida, fica depositada sobre a língua. É a saburra, aquela camada esbranquiçada (mais um motivo para escová-la).
LEIA MAIS: Receita caseira para tirar cheiro ruim do sofá e mantê-lo limpo e confortável!
Consumir álcool em excesso é um dos hábitos que causam mau hálito
Além de não fazer nem um pouco bem para a saúde, álcool em excesso também contribui com a halitose. Isso acontece porque a substância resseca a boca por reduzir a produção de saliva. Daí, vem o acúmulo de bactérias e a velha história da liberação de odores. Então, melhor beber com moderação.
Tabagismo
Da mesma forma que o álcool, fumar também é um dos hábitos que causam o mau hálito. O cigarro, aliás, contribui com a redução do fluxo salivar, bem como outras doenças na gengiva.
Beber pouca água
Falamos muito sobre ressecamento da boca como uma das causas da halitose, né? Consequentemente, beber pouca água também é um dos hábitos que causam o mau hálito. Justamente pela hidratação e produção de saliva, tão importante para eliminar as bactérias.
Quando o mau hálito é sintoma de doença?
Sabemos que alguns hábitos causam o mau hálito, e esse pode ser sintoma de alguma doença mais grave. Por exemplo:
- refluxo
- hérnia de hiato
- rinite (assim como laringite, sinusite e amigdalite)
Por isso, se o sintoma persistir, o ideal é procurar orientação médica.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários