Um relatório intitulado “O Futuro do Trabalho 2023”, divulgado com exclusividade pelo Fórum Econômico Mundial, apresenta projeções surpreendentes para o cenário profissional nos próximos quatro anos, até 2027.
Os dados foram obtidos após minuciosa análise de 803 empresas. Além de meticulosa investigação de 673 milhões de postos de trabalho em diferentes países. Assim culminando na previsão de um impacto em aproximadamente 23% dos empregos. Além de informar quais serão as profissões do futuro.
Nesse período, espera-se a criação de cerca de 69 milhões de novas ocupações, porém também haverá a eliminação de 83 milhões de posições.
LEIA MAIS: 5 formas de usar o ChatGPT e poupar horas de trabalho
Quais serão as profissões do futuro?
As áreas que prometem crescimento exponencial nesse período são aquelas que se associam ao universo da inteligência artificial e aprendizado de máquina, sustentabilidade, inteligência de negócios e segurança da informação. Paralelamente, setores como arquitetura, agrimensura, energia renovável e tecnologia solar se destacam por impulsionar a demanda global devido à crescente preocupação com fontes limpas e ecologicamente sustentáveis.
O Brasil não ficará à margem dessas mudanças e se alinha ao cenário global, especialmente quando se trata de tecnologia “Big Data”, que desponta como a grande geradora de empregos no país, com 51% dos entrevistados brasileiros apostando em seu crescimento.
Habilidades em algoritmos se tornarão estratégicas para profissionais que buscam se destacar no mercado. Além disso, carreiras voltadas para sustentabilidade e governança corporativa ganharão relevância e projeção.
No intuito de suprir a crescente demanda por profissionais qualificados, instituições de ensino, como a PUC-Campinas, têm apostado em capacitações específicas para as competências digitais.
O Programa de Residência Tecnológica, desenvolvido em parceria com o CPQD, se mostra uma iniciativa promissora, capacitando especialistas para atenderem projetos inovadores envolvendo inteligência artificial, Internet das Coisas e segurança cibernética.
A inovação tem sido o combustível para o surgimento de novos empreendimentos, recebendo apoio substancial do hub de inovação “Mescla”, situado na PUC-Campinas.
Diante desse cenário de transformações iminentes no mercado de trabalho, a atualização contínua de habilidades e o aprimoramento profissional emergem como elementos essencias para que os indivíduos se mantenham competitivos e preparados para abraçar as oportunidades que surgirão nessa nova era profissional.
A busca por conhecimentos tecnológicos e sustentáveis se revela a chave para o sucesso e a prosperidade em meio a essas transformações.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários