Fale a verdade, quando vem aquela tensão, principalmente após um dia estressante, dá uma vontade danada de estalar o pescoço, não é? Mas, apesar de ser um hábito relaxante, traz sérios riscos à saúde, sabia?
Só para ilustrar o perigo disso, há algum tempo, um jovem virou notícia após sofrer um derrame ao estalar o pescoço. Isso aconteceu porque o gesto rompeu uma artéria. Olha o risco!
Mas, estalar não só o pescoço, como também os dedos da mão, traz outros problemas. Saiba quais são e evite, de vez, este hábito.
Por que estalar o pescoço faz mal?
Inicialmente, este gesto pode distender um músculo e até mesmo gerar uma fratura na região. Ademais, há o risco de romper uma artéria, como aconteceu com o rapaz que citamos, além de romper vasos sanguíneos na região do pescoço.
A região do pescoço é particularmente sensível, pois abriga artérias vitais para a circulação sanguínea em todo o corpo. Movimentos abruptos, como os utilizados ao estalar o pescoço, podem interromper o fluxo sanguíneo e contribuir para a formação de coágulos
Com isso, aumentam o risco de um acidente vascular cerebral (AVC). Portanto, é fundamental compreender que essa ação aparentemente inofensiva pode ter consequências graves para a saúde cardiovascular.
Entretanto, além do risco de AVC, existem outras complicações associadas à prática, principalmente devido às terminações nervosas presentes em todo o corpo. A repetição desses movimentos pode levar a fraturas nas vértebras, deslocamento de tendões e ligamentos.
Sabe o que mais? Pode até indicar a presença de transtornos psicológicos. Portanto, é aconselhável evitar o hábito de estalar o pescoço e, em vez disso, buscar métodos mais seguros e eficazes para aliviar a tensão muscular.
Leia mais: Como saber se a fome é real ou emocional? Faça o teste e descubra
Mas, não dizem que é mito?
Pois bem, há quem diga ser um mito que estalar o pescoço causa AVC ou outros problemas. De fato, o problema está na forma brusca do movimento.
Normalmente, os riscos estão nas manobras mais vigorosas e intensas. Daí, pode haver algum dano à articulação, o que é especialmente preocupante na região cervical.
Agora, outra questão relacionada ao hábito de estalar, não o pescoço, mas os dedos, é a famosa “junta grossa”. Dito de outra maneira, as pessoas afirmam que esta “mania” engrossa as juntas ou dedos.
Na verdade, o problema está no movimento excessivo que, consequentemente, machuca os ligamentos. A partir daí, surgem lesões e fibrosas que, como resultado, deixam as articulações mais grossas.
Em suma, estalar o pescoço pode causar danos às artérias caso seja um movimento brusco ou repetitivo. Sendo assim, o mais indicado é buscar outras formas de relaxamento muscular, por exemplo, a fisioterapia.
Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do portal Brazil Greece.
0 comentários