Após tirar a carteira de habilitação, todo e qualquer motorista tem que estar consciente de dirigir de maneira segura dentro de todas as normas estabelecidas.
Tais regras incluem o uso correto de sapatos para dirigir. Inclusive, muitos condutores, mesmo sabendo que é errado, optam em pegar a condução estando calçados com chinelos, aumentando, assim, os riscos de acidentes. Veja que o uso de chinelos para dirigir pode causar multas.
Calçados inadequados são sinônimos de multas
Embora os chinelos, de fato, sejam proibidos no momento em que o condutor pega a direção, outros sapatos como salto alto e plataforma, também fazem parte da lista. No entanto, há uma curiosidade. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) dirigir sem nenhum tipo de sapato é autorizado.
Inclusive, muitos motoristas optam em conduzir descalço, principalmente quando se trata de viagens longas, pois, assim, os pés ficarão mais confortáveis e o condutor se sentirá mais confiante para enfrentar horas e horas de estrada.
Em relação ao uso de camisas, não há nenhuma proibição sobre isso. A única coisa que a CTB diz é que os condutores devem estar atentos às normas que já existem e encontre, dentre as possibilidades, a maneira mais confortável para conduzir os veículos.
LEIA MAIS: Multa por dirigir alcoolizado neste lugar custa o que você recebe no ano todo!
Multas para quem não seguir as leis
Voltando a falar sobre o uso correto de calçados no momento da condução, para os motoristas que descumprirem com as regras existentes, há grandes possibilidades de levar multas e pontos na carteira de habilitação.
Assim, gastos financeiros não planejados serão gerados.
E também não se trata apenas de multas, mas o uso inadequado de certos calçados poderá causar acidentes e envolver várias vítimas.
Mesmo que o CTB enfatize sobre o conforto para os condutores, é importante que a segurança nunca seja comprometida. Por isso, tenha sempre atenção na direção e evite, ao máximo, as distrações.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários