Vazamento de 46 mil chaves Pix: saiba se você foi afetado

Entenda o vazamento de dados das chaves Pix e saiba se você foi afetado

O Pix veio para facilitar as nossas transferências bancárias. A qualquer momento, de qualquer lugar, você pode ter acesso à transferência instantânea. E o melhor: na maioria das vezes sem pagar taxas. Porém, às vezes a sua chave de ix pode ser uma informação mais pessoal, sendo recomendado não compartilhá-la com todos. Porém, recentemente, ocorreu o vazamento de cerca de 46 mil chaves Pix. Portanto, confira a seguir como saber se você também foi afetado.

Vazamento de chaves de Pix

Recentemente, um vazamento de dados ligado ao sistema de pagamentos instantâneos Pix afetou cerca de 46 mil chaves de clientes da Fidúcia, uma fintech especializada em crédito para microempreendedores. Este incidente, confirmado pelo Banco Central, ocorreu entre 1º de janeiro e 22 de fevereiro de 2024, e levantou preocupações quanto à segurança de informações pessoais.

As informações expostas incluem dados cadastrais como nome, CPF, instituição financeira, agência e número da conta. PoréM, é importante ressaltar que, segundo o Banco Central, não houve exposição de dados protegidos por sigilo bancário. Por exemplo, saldos, senhas, movimentações financeiras e extratos.

Leia mais: Moeda rara de R$ 1,00 pode valer até R$ 8 mil: saiba qual é

Como saber se os seus dados também vazaram?

Antes de mais nada, se você é cliente da Fidúcia, deve se atentar às comunicações oficiais da instituição. Além disso, o Banco Central destacou que os clientes afetados serão notificados exclusivamente por meio do aplicativo ou internet banking da própria instituição financeira.

Porém, em uma época em que os golpes digitais estão se tornando cada vez mais comuns, é importante ignorar qualquer outro tipo de comunicado que não seja por esses canais, como e-mails, ou mensagens via SMS, ou aplicativos de mensagens.

Apesar de a Fidúcia negar o vazamento, o Banco Central já iniciou uma apuração detalhada do caso e poderá aplicar sanções conforme a regulação vigente. Além disso, segundo Nádia Cunha, advogada especializada em proteção de dados, o incidente pode estar sujeito a sanções da Agência Nacional de Proteção de Dados. Isso com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), uma vez que chaves Pix são consideradas dados pessoais.

Desde a criação do Pix, em 2020, este foi o sexto caso registrado de vazamento de dados. Por isso, é essencial que as instituições financeiras reforcem suas medidas de segurança e proteção de dados para prevenir tais incidentes. Como usuário, estar ciente das práticas seguras de uso do Pix e monitorar regularmente suas contas e comunicações bancárias são etapas essenciais para proteger suas informações.

Por fim, você pode conferir quais as instituições afetadas no site do Banco Central.

você pode gostar também