Você nem imagina por que usa o termo ‘atlas’, mas um grego conta

Veja a origem grega do termo.

Quando pensamos em um conjunto de mapas do mundo, geralmente nos referimos a ele como um “atlas”. Mas você já se perguntou por que essa coleção de mapas recebe esse nome? A resposta está na mitologia grega.

De onde surgiu o Atlas? A mitologia grega tem a resposta!

Na mitologia grega, Atlas era um dos Titãs, filhos de Urano (o céu) e Gaia (a terra). Além disso, era irmão de Prometeu e Epimeteu e foi condenado a carregar o céu em seus ombros como punição. Isso porque lutou ao lado dos Titãs na guerra contra os deuses olímpicos que Zeus liderava.

Assim, ao longo dos séculos, a figura de Atlas se associou à ideia de carregar um peso enorme e suportar um fardo insuportável. Então, transferiram essa associação para o conjunto de mapas do mundo, que representa todo o globo terrestre e, por extensão, a imensa quantidade de informações contidas nele.

Leia mais: 6 utilidades surpreendentes da folha de louro na Grécia Antiga

O primeiro “atlas” moderno

O termo “atlas” foi usado pela primeira vez para designar um conjunto de mapas em 1595, quando o cartógrafo flamengo Gerardus Mercator publicou seu trabalho intitulado “Atlas”. Esse atlas continha uma coleção de mapas detalhados de várias partes do mundo conhecido na época.

A escolha do nome “atlas” para esse conjunto de mapas foi uma homenagem a Atlas, o Titã da mitologia grega. Acredita-se que Mercator tenha escolhido esse nome para simbolizar a vastidão e a abrangência de seu trabalho cartográfico, assim como a imagem de Atlas carregando o céu representava a magnitude do mundo.

Leia mais: 5 festivais gregos para você conhecer a alma da Grécia

A evolução do termo “atlas”

A partir desse primeiro “atlas” de Mercator, o termo começou a ter ampla utilização para se referir a qualquer conjunto de mapas geográficos. Então, ao longo dos séculos, o formato e a abrangência dos atlas evoluíram, incorporando novas tecnologias e descobertas geográficas.

Inclusive, com o avanço da tecnologia, os atlas físicos deram lugar aos atlas digitais, que podem ser acessados facilmente através de dispositivos eletrônicos. Esses atlas digitais oferecem recursos interativos, como zoom, pesquisa e atualizações em tempo real, tornando a exploração geográfica mais acessível e dinâmica.

No entanto, é importante notar que se usa o termo “atlas” também para se referir a outras obras ou coleções de informações, não apenas mapas. Por exemplo, um atlas astronômico é um conjunto de mapas das estrelas e planetas, enquanto um atlas anatômico é um livro com ilustrações detalhadas do corpo humano.

você pode gostar também