DicasNotícias

Quem pode ter 25% de acréscimo no valor da aposentadoria?

Quem pode ter 25% de acréscimo no valor da aposentadoria?
By     -   On

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece uma variedade de benefícios para os segurados, cada um com suas próprias regras e condições.

Entre esses benefícios, existe um adicional de 25% no valor da aposentadoria que é um direito específico, aplicável apenas em casos muito particulares.

Quem tem direito ao acréscimo de 25% na aposentadoria?

De acordo com a legislação previdenciária brasileira, somente os aposentados por incapacidade permanente, anteriormente conhecida como aposentadoria por invalidez, têm direito ao benefício do acréscimo de 25%.

Isso significa que outros tipos de aposentadoria, como a aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição, não são elegíveis para esse adicional.

Quem pode solicitar esse acréscimo?

O acréscimo pode ser requerido por indivíduos que enfrentem as seguintes enfermidades ou estados de saúde:

  1. Ausência total de visão;
  2. Amputação de nove ou mais dedos das mãos;
  3. Paralisia completa dos membros superiores ou inferiores;
  4. Amputação das pernas, quando não for viável o uso de próteses;
  5. Amputação de uma mão e de ambos os pés, mesmo se a utilização de próteses for possível;
  6. Amputação de um braço e uma perna, quando não for possível a utilização de próteses;
  7. Comprometimento das capacidades mentais com sérios impactos na vida orgânica e social, ou seja, dificuldades significativas na organização do pensamento, raciocínio e na tomada de decisões para realizar atividades cotidianas e interações sociais de forma independente;
  8. Doença que resulte na imobilização do segurado;
  9. Incapacidade permanente para realizar as atividades da vida diária.

Para solicitar o acréscimo de 25% na aposentadoria, siga esses passos simples:

  1. Acesse o site “Meu INSS” (https://meu.inss.gov.br) e faça o login usando seu CPF e senha. Se você ainda não possui cadastro, pode criar um rapidamente no próprio site.
  2. Após fazer o login, clique na aba “Agendamentos/Requerimentos” localizada no menu principal.
  3. Em seguida, clique em “Novo Requerimento”.
  4. No campo de pesquisa, digite “acréscimo” e clique na opção “Solicitação de Acréscimo de 25%”. Isso abrirá o formulário para solicitar o acréscimo.
  5. Preencha o requerimento com todas as informações necessárias. Certifique-se de fornecer informações precisas e completas, incluindo detalhes médicos, se aplicável.
  6. Depois de preencher o formulário, clique em “Avançar” e siga as instruções adicionais fornecidas pelo sistema.
  7. Após enviar o requerimento, você poderá acompanhar o andamento da solicitação diretamente pelo “Meu INSS”. O sistema fornecerá atualizações sobre o status da sua solicitação.

É crucial estar preparado com toda a documentação necessária para embasar o pedido. Após a avaliação médica, o INSS analisará os documentos e emitirá uma decisão quanto à concessão ou não do acréscimo.

Caso seja concedido, o valor adicional será incorporado ao benefício do segurado, aumentando sua renda mensal.

A documentação adequada e a avaliação médica são passos cruciais nesse processo, garantindo que aqueles que realmente necessitam desse adicional possam recebê-lo e contar com um suporte financeiro mais adequado às suas necessidades especiais.

Chegamos ao fim deste artigo! Confira várias outras notícias semelhantes a esta aqui no Brazil Greece!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.