Não é só no Dia dos Namorados, mas em qualquer data especial, a grande maioria das pessoas busca por alternativas perfeitas para agradar o seu parceiro. É nesses momentos que muitos criminosos entram em ação. Isso porque aplicativos de paquera podem ser sinônimos de golpes e é sobre isso que iremos falar. Portanto, se você não quer cair no “golpe do amor”, continue com a leitura.
Diga não aos golpes online
Nomeado como “golpe do amor”, essa ação tem ocorrido de forma frequente na internet. Pesquisas revelam que a cada dia que passa mais pessoas caem nesse tipo de golpe e buscam pela justiça para solucionar a situação.
Esse cenário ocorre nos aplicativos de paquera. Normalmente, o criminoso cria um perfil fake e busca por vítimas mediante conversas atraentes. Dentre vários, um dos advogados que está cuidando dos casis, disse que muitas vezes a pessoa só percebe que caiu em golpe algu tempo após já ter sido pega.
Ao iniciar uma conversa com a vítima, o criminoso vai aos poucos conquistando a confiança dela. O grande objetivo é induzi-la a realizar transferências bancárias ou fazer algum tipo de investimento. Após conseguir o que deseja, o golpista apenas desaparece.
LEIA MAIS: Filmaço da Netflix que todos deveriam ver pelo menos uma vez na vida
Afinal, há como solucionar esta situação?
Em relação à devolução do valor, dificilmente a vítima irá conseguir, principalmente se a transação for do tipo Pix. No entanto, há alguns cuidados que podem ser adquiridos para que essa situação não ocorra.
A primeira de todas é utilizando uma ferramenta do Google chamada Lens. Através dela é possível pesquisar se a foto que a pessoa utilizou no aplicativo de fato é ela ou não. Outro método interessante é o bloqueio em duas etapas disponíveis para os aplicativos de bancos e redes sociais.
Uma observação que, por hora, é óbvia, é perceber se a pessoa está fazendo juras de amor sem sequer ter te conhecido pessoalmente. Por fim, jamais envie fotos sem roupas, pois, posteriormente, podem ser usadas como ameaças.
Para saber mais sobre assuntos como este, confira outros artigos no portal Brazil Greece.
0 comentários