Brazil Greece

»

»

Sambaquis: revelações sobre o mistério geológico de 8 mil anos no nosso litoral

| Em 01/10/2023 às 21:30

Adentramos o fascinante mundo dos sambaquis, construções monumentais que testemunham a presença ancestral no litoral do Brasil.

Recentemente, um estudo genético trouxe revelações surpreendentes sobre esses povos misteriosos. Conheça as intrigantes revelações sobre os sambaquis, monumentais construções de 8 mil anos no litoral brasileiro.

Os Sambaquis e sua majestosidade

Os sambaquis, majestosas estruturas erguidas entre 8 mil e 2 mil anos atrás, intrigam arqueólogos há décadas. Com alturas que alcançam 40 metros, esses montes de conchas, ossos e terra escondem segredos ancestrais que desafiam nossa compreensão.

A vida dos sambaquieiros estava enraizada em uma economia diversificada, envolvendo pesca, caça e coleta de frutos-do-mar e plantas. Estes sítios foram usados como moradias, cemitérios e locais cerimoniais, revelando uma complexa relação com o ambiente marinho.

Descobertas genéticas reveladoras

Um estudo recente, conduzido pela Universidade de São Paulo e outras instituições, analisou o sequenciamento genético de fósseis de 34 indivíduos sambaquieiros e pré-sambaquieiros, desvendando a diversidade genética surpreendente desses povos.

Contrariando registros arqueológicos, o estudo revelou diferenças genéticas entre grupos de sambaquieiros do Sul e Sudeste da costa brasileira. Isso sugere que a história desses povos foi mais complexa do que imaginávamos.

Além disso, descobriu-se que os antigos habitantes da costa brasileira descendem dos mesmos ancestrais que migraram para as Américas há cerca de 16 mil anos, um elo fascinante com a história indígena do continente.

Leia mais: Se eu adquirir outra cidadania, eu perco a brasileira? Veja o que mudou

Surpresas e enigmas

Uma das descobertas mais intrigantes é a sobrevivência parcial dos grupos relacionados à Luzia, um fóssil humano com cerca de 13 mil anos. Essa revelação desafia noções anteriores sobre o desaparecimento desses povos.

O estudo também lança luz sobre a possível causa da diminuição da densidade populacional sambaquieira há 2 ou 3 mil anos. A chegada dos europeus em 1500 e a perda de linhagens genéticas complicam ainda mais o mistério.

Mesmo com muitas perguntas sem respostas, a combinação da genética e da arqueologia começa a revelar o quebra-cabeça da história desses antigos habitantes da costa brasileira, provando que a jornada da descoberta continua.

Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do portal Brazil Greece!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

0 comentários