Dicas

3 passos para discutir sem brigar e manter um relacionamento saudável

3 passos para discutir sem brigar e manter um relacionamento saudável
By     -   On

A comunicação saudável é fundamental para manter relacionamentos saudáveis, seja na esfera romântica, familiar ou profissional.

Porém, a verdade é que muitos de nós não aprendemos a ter diálogos apaziguadores, seja devido ao exemplo familiar ou à falta de autorregulação emocional.

Estabelecer regras de conversação pode ser essencial para promover debates saudáveis em que todos podem se expressar educadamente, e evitar o desgaste da relação com brigas desnecessárias.

Algumas premissas para ter discussões saudáveis e não violentas

Nunca acusar a pessoa, sempre perguntar

Quando acusamos alguém, a tendência é que essa pessoa se sinta na defensiva e se torne confrontadora.

Se ela não está acostumada a receber críticas, a situação pode piorar rapidamente. Geralmente, as pessoas respondem acusando o acusador, o que pode levar a uma briga intensa.

Por isso, se você deseja cobrar um comportamento específico, em vez de acusar, tente perguntar.

Por exemplo, ao invés de dizer “Você não me convidou para este evento de propósito!”, experimente perguntar: “Por que você não me convidou para o evento? Eu adoraria ter ido e fiquei triste por não ter sido convidado(a).”

LEIA MAIS: Amor ou obsessão? ESTES são 6 sinais de alarme para o seu relacionamento

Tenha o “timing” para começar uma discussão

Às vezes, as pessoas tendem a colocar seus próprios sentimentos acima de tudo e esquecem que estão lidando com outros seres humanos.

Por isso, nem sempre o momento em que você se sente mais confortável para conversar é o momento em que seu parceiro ou parceira está disposto a discutir também.

Por exemplo, se você gosta de racionalizar situações durante a madrugada, não é justo interromper o sono de alguém para conversar.

O ideal é escolher um horário confortável para ambos, em que possam se concentrar exclusivamente um no outro.

LEIA MAIS: 4 dicas para ter conversas difíceis no seu relacionamento e fazer ele durar muito

Não apele para o golpe baixo

Muitas pessoas perdem na argumentação ou deixam a emoção tomar conta da situação e tudo foge do controle.

A partir daí, é comum que eles tragam assuntos que não tem nada a ver com o ponto inicial da discussão, com o intuito exclusivo de ferir o seu parceiro(a).

Isso pode ser interpretado como maldade, afinal, não há nenhum desejo de achar uma solução para o problema ali, mas sim ferir a pessoa que você diz amar.

Se você gostou de saber como ter discussões saudáveis e não violentas e quer saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes em Brazil Greece.

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.