Brazil Greece

»

»

Bairro Da Passagem: 7 Coisas Que Você Não Pode Deixar De Fazer!

| Em 16/11/2023 às 18:45

Cabo Frio, na Região dos Lagos, tem praias de areia branquinha e mar azul turquesa que atraem turistas para o seu calçadão. Mas, também tem o Bairro da Passagem, a parte antiga da cidade que, com seu casario colonial, permite uma viagem no tempo. 

Antes de mais nada, o Bairro da Passagem foi o primeiro ponto da colonização portuguesa em Cabo Frio. Então, desenvolvida às margens do Canal Itajuru, a região ganhou esse nome por ser literalmente o ponto de travessia naquela época.  

Um dos vilarejos mais antigos do Brasil, o bairro foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, graças à sua riqueza arquitetônica e histórica. Fácil de chegar, fica no final da Av. Assunção, a principal de Cabo Frio, já chegando à Av. do Contorno. 

Um pouco da história do Bairro da Passagem 

Tudo começou com a construção da Igreja de São Benedito, no século XVIII, permitindo que, em seguida, a vila de desenvolvesse. Ou seja, a construção do bairro é anterior à própria fundação da vila de Nossa Senhora da Assunção de Cabo Frio.

As primeiras casas e benfeitorias da cidade surgiram na Passagem. O centro da vila foi tomando forma e se deslocando para onde, atualmente, está a maior parte do comércio da cidade. Então, a Passagem foi majoritariamente ocupada pelos pescadores. 

Inclusive, parte das casas construídas nessa época ainda estão de pé e, até hoje, o bairro assiste à chegada e partida dos barcos. Tanto que eles são parte da paisagem, em diferentes cores e tamanhos, atracados no cais. 

Como é o bairro da Passagem? 

Bairro da Passagem em Cabo Frio: o que fazer.

O bairro é como uma viagem pelos tempos coloniais, de quando os portugueses recém chegaram à Cabo Frio. As casas coloridas desfilam pelos becos e ruas de pedra, tendo como panos de fundo as águas esverdeadas do Canal Itajuru e o azul do mar. 

Bucólico, o bairro ainda mantém a aura dos tempos em que a própria cidade foi fundada, há pelo menos 400 anos. À primeira vista, já mostra seu charme de bairro mais antigo de Cabo Frio, com ruas estreitas, árvores, praça, barcos de pescadores e a Igreja de São Benedito.  

O que fazer no bairro da Passagem?

Curiosamente, o bairro normalmente não integra o roteiro de quem vai para Cabo Frio, uma vez que as praias são o maior atrativo da cidade. Pois, deveria! A Passagem tem tanto a oferecer que merece até mesmo uma noite de hospedagem!

Além da culinária local, que você pode experimentar nos bares e restaurantes, há muito o que explorar pelas ruas e vielas do bairro. Ainda que não haja praia, o dia fica ocupado de história, cultura e arquitetura. 

1. Igreja de São Benedito

O que fazer no Bairro da Passagem em Cabo frio: Igreja São Benedito.

A Igreja de São Benedito é a própria história do Bairro da Passagem! A primeira edificação dali é pequena, mas possui arquitetura colonial primorosa. Durante a semana, raramente fica aberta, então se quiser conhecer seu interior, precisa ir a uma missa do domingo.

2. Passear pela Praça de São Benedito 

Bairro da Passagem em Cabo Frio: Praça São Benedito, com as esculturas de capoeira.

A Igreja de São Benedito fica na praça de mesmo nome, cheia de casinhas que ainda preservam o estilo colonial. Arborizado, o largo reúne a população negra de Cabo Frio que, ali, ensaia blocos carnavalescos e joga capoeira.

Falando nela, é praticamente obrigatório tirar fotos junto às esculturas de capoeira na praça. 

3. Beco do Príncipe

Bairro da Passagem em Cabo Frio: Beco do príncipe.

O casarão colonial foi construído pela família real Orleans e Bragança, em 1958, às margens do CanaI Itajuru. Só que eles não podiam ter construído nada na área e só ficaram sabendo disso depois que a obra foi concluída. 

Então, para que os pescadores não precisassem desviar sua rota a caminho do mar, foi construída uma passagem no terreno. Daí, para unir os dois prédios, foi levantado um arco que ganhou o nome de Beco do Príncipe, cujo caminho leva à Praia do Forte. 

Pera, Praia do Forte? Mas, o bairro não tem praia! Não, mas a Praia do Forte é a mais próxima, distante apenas 15 minutos. Atualmente, a casa foi transformada no hotel Solar do Arco e o beco também liga o bairro à Praça de São Benedito.   

4. Caminhar às margens do Canal Itajuru

O que fazer no Bairro da Passagem em Cabo frio: Canal do Itajuru.

Tanto se fala no Canal Itajuru que não dá para deixá-lo de fora do roteiro pelo bairro! Aliás, seria até injusto, uma vez que um dos passeios mais bonitos fica justamente lá. Passear por, pelo menos, um dos dois piers do canal garante fotos belíssimas de sua viagem. 

O canal liga o mar à lagoa de Araruama, sendo o maior de água salgada do país. Além do passeio, assistir ao nascer do sol no canal é um programa imperdível! O sol emerge das montanhas e reflete suas primeiras luzes nas águas do canal. Um espetáculo!

5. Explorar as ruas e vielas

Bairro da Passagem em Cabo Frio, o que fazer.Andar pelas ruas, becos e vielas da Passagem é mergulhar na história! Bem parecido com a cidade de Paraty, o bairro tem casas erguidas ainda nos tempos coloniais. Os quarteirões estão muito bem preservados e rendem belas fotos.

6. Experimentar a culinária local

Bairro da Passagem em Cabo Frio: Bistrô Benedito.

Tão charmosos quanto o bairro são os bares e restaurantes! São várias opções espalhadas pelo Largo de São Benedito que servem caldos, frutos do mar e, claro, a feijoada que embala as animadas rodas de samba.

Os bares e restaurantes hoje ocupam estalagens antigas e casas recuperadas. A região gastronômica, à noite, é fechada para carros, o que facilita bater perna para escolher onde comer. Uma dica é o Bistrô Benedito.

Pequeno e aconchegante, serve culinária artesanal, com destaque para o risoto de camarão, o carro chefe da casa. Fica na Av. Almirante Barroso, bem ao lado da Igreja de São Benedito.

7. Dar um pulo na Ilha do Japonês

Cabo Frio: Praia das Conchas.

Foto tirada na Praia das Conchas, ao fundo é possível ver a Ilha do Japonês e o caminho que leva a ela.

A Ilha do Japonês é um pedaço de paraíso a um passeio de barco de distância da Passagem. Pequena e tranquila, tem águas rasas e cristalinas que permitem ver os peixinhos no mar. Perfeita para um passeio com crianças.  

Por fim…

Vale a pena passear pelo Bairro da Passagem, uma verdadeira aula de história em Cabo Frio. Mais ainda, pernoitar em uma das charmosas hospedagens, garantindo a chance de assistir ao mais belo nascer do sol.  

LEIA MAIS: Conheça As 10 Melhores Praias De Angra Dos Reis!

 

  • Brazil Greece

    Equipe de redatores com foco na produção de conteúdo relacionado a viagens, saúde, cultura, curiosidades e dicas em geral. Temos no nosso time profissionais gregos que compartilham com vocês assuntos da Grécia e da cultura grega, como comidas, receitas, tradições, além de assuntos relacionados à Grécia Antiga e à Mitologia Grega.

Tags:

RECENTES

Conheça Amorgos: A Ilha Grega Do Filme “Imensidão Azul”!

Conheça Amorgos: A Ilha Grega Do Filme “Imensidão Azul”!

Primeiramente, se você ainda não viu no mapa da Grécia a alongada ilha das Cíclades, chamada Amorgos, não desanime. Pois aqui você encontrará informações importantes sobre esta ilha grega maravilhosa! Com os seus 260 quilômetros de costa, Amorgos se tornou conhecida...

20 nomes mais populares no Brasil! Veja se o seu está na lista

20 nomes mais populares no Brasil! Veja se o seu está na lista

Você já se perguntou quais são os nomes mais populares no Brasil? A escolha de um nome para o filho é uma decisão carregada de significados e preferências pessoais. Para muitos, pode ser uma escolha simples, mas para outros, envolve complexidades como homenagens a...

Grego diz 3 erros que todo mundo comete na Grécia e paga caro por isso

Grego diz 3 erros que todo mundo comete na Grécia e paga caro por isso

Se você sonha em conhecer a Grécia, saiba que está longe de ser o único. O país encanta viajantes do mundo todo com suas ilhas de mar azul cristalino, suas ruínas históricas e a deliciosa gastronomia. Mas, como grego que mora no Brasil e vê muitos turistas visitando o...

5 truques para um relacionamento vivo e FELIZ (mesmo à distância)

5 truques para um relacionamento vivo e FELIZ (mesmo à distância)

Você já se perguntou o que faz um relacionamento intercultural funcionar? Como é possível que duas pessoas de culturas, idiomas e tradições diferentes consigam construir uma vida juntas e felizes? Com o aumento das conexões globais, seja por viagens, internet ou...

4 coisas que só existem no Brasil (e que surpreendem até os gregos!)

4 coisas que só existem no Brasil (e que surpreendem até os gregos!)

Quem visita o Brasil pela primeira vez pode se deparar com algumas situações bem diferentes, especialmente se vier de um país como a Grécia. Apesar de brasileiros e gregos compartilharem uma cultura calorosa e cheia de vida, há muitos costumes do dia a dia que não...

Ir para a Grécia com criança? GREGO conta o que ninguém tem coragem

Ir para a Grécia com criança? GREGO conta o que ninguém tem coragem

Se você me perguntasse há alguns anos se eu viajaria com um bebê para uma ilha grega, eu provavelmente diria: “Claro que não! Vai ser uma loucura.” Mas cá estou eu, escrevendo esse artigo depois de ter feito exatamente isso com minha esposa brasileira e nossa filha,...

9 destinos nacionais imperdíveis para viajar no Corpus Christi

9 destinos nacionais imperdíveis para viajar no Corpus Christi

Se tem uma coisa boa, é feriado, né? E, para a nossa alegria, tem mais um chegando aí! Se, se quer ideias de uma viagem curta, sem perder na experiência de descobertas e significado, que tal uma olhada nestes destinos nacionais para viajar no Corpus Christi? Em 2025,...

Como ter sucesso nos estudos (e aprender até GREGO!)

Como ter sucesso nos estudos (e aprender até GREGO!)

A educação é uma das ferramentas mais poderosas que temos para transformar a nossa vida. E não importa se você já terminou a faculdade ou está começando agora: sempre existe algo novo para aprender. Pode ser um curso rápido, uma habilidade prática ou até, por que não,...

Veja quem era o deus grego que adorava as relações extraconjugais

Veja quem era o deus grego que adorava as relações extraconjugais

Se você já ouviu falar da mitologia grega, mesmo que só um pouco, provavelmente o nome Zeus não soa estranho. Ele é uma das figuras mais marcantes de todo o panteão grego, e seu nome aparece em praticamente todos os grandes mitos da Grécia Antiga. Mas você sabe...

Ela existiu? Confira como era Troia de Homero e veja suas ruínas

Ela existiu? Confira como era Troia de Homero e veja suas ruínas

Troia é, sem dúvida, uma das cidades mais famosas da Antiguidade. Seu nome desperta a curiosidade de gerações há milhares de anos, seja pelas histórias de heróis como Aquiles e Heitor, ou pelo famoso Cavalo de Troia. Mas afinal, será que essa cidade existiu de...

0 comentários