O Banco pode pegar meus BENS para quitar minhas dívidas? Fique atento!

Como evitar que esse problema aconteça

Você está com o nome sujo e ainda não entende muito bem quais as consequências reais desse problema? Fique tranquilo. Neste artigo, discutiremos algumas questões sobre a inadimplência e a possibilidade de o banco pegar seus bens para quitar as dívidas. Portanto, se você quer entender mais sobre o assunto, confira a matéria na íntegra!

O que é estar com o nome sujo?

A inadimplência, ou nome sujo, acontece quando uma pessoa realiza alguma compra ou pega algum empréstimo e não consegue pagá-lo. Por conta disso, os bancos colocam empecilhos para que essa pessoa tenha acesso ao crédito até que pague todas as dívidas.

LEIA MAIS: SEM Taxas! Os 3 Melhores Cartões De Crédito Isentos De Anuidade Para 2023!

Quando o banco pode pegar bens?

A regra é que as instituições financeiras podem fazer cobranças por até 5 anos para aqueles que estão devendo. Depois disso, elas podem acionar a justiça a fim de tentar reaver esse dinheiro de outras formas. Uma delas é recolher bens do devedor, como:

  • Pedras e metais preciosos;
  • Títulos da dívida pública e valores imobiliários com cotação em mercado;
  • Ações e quotas de sociedades simples e empresárias;
  • Percentual de faturamento da empresa devedora;
  • Veículos;
  • Imóveis, exceto aquele em que o devedor reside oficialmente;
  • Dinheiro em espécie, em poupança ou aplicado em instituição financeira. No caso da poupança, só é permitido penhorar o valor que ultrapassa 40 salários-mínimos;
  • Direitos aquisitivos derivados de promessa de compra e venda, e de alienação fiduciária em garantia.

LEIA MAIS: A Partir De R$ 199! Veja As 5 Franquias Mais Baratas Para Investir Em 2023!

Quais outras vias?

Para que isso não aconteça, o melhor a ser feito é conversar com o banco em busca de alguma saída mais adequada. No próprio site do Serasa, é possível verificar algumas alternativas de pagamento, mas elas nem sempre são boas. Então, para evitar ter os seus bens levados, tente conversar com o gerente do seu banco.

Se você gostou desse artigo e quiser saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece.

Não deixe também de ficar por dentro das novidades, é só clicar aqui e selecione a opção ✩ Seguir.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais