Brazil Greece

»

»

Descubra onde fica hoje o local da épica batalha das Termópilas

| Em 25/01/2024 às 19:39

A história das Termópilas é o símbolo e a homenagem a todos os heróis da vida. A história dos espartanos é tão grandiosa que hoje alguns podem pensar que é um mito. No entanto, trata-se de um fato real que, infelizmente, muitos desconhecem até a sua localização. Hoje estamos aqui para mostrar exatamente onde fica o local da épica batalha das Termópilas.

Para aqueles que querem refrescar a memória, no estreito costeiro das Termópilas, em 480 a.C., o rei espartano Leônidas e seus soldados bloquearam a passagem estreita, impedindo o avanço do exército persa numericamente superior.

Mas o que aconteceu na batalha das Termópilas?

O exército grego, liderado pelo rei espartano Leônidas, dirigiu-se às Termópilas. Neste estreito passadiço, 7.000 gregos se alinharam para impedir os persas. Quando o imperador da Pérsia, Xerxes, chegou às Termópilas, pediu aos gregos que entregassem suas armas. A resposta de Leônidas foi: “Molon labe”, que significa “venha e pegue”, e assim começou a histórica batalha.

Embora os persas fossem centenas de milhares a mais, eles não podiam lutar todos juntos ao mesmo tempo no estreito onde Leônidas e os últimos 300 espartanos estavam alinhados. Aqueles que tentavam passar a linha grega caíam mortos.

Leia mais: Conheça uma das vilas mais bonitas da Europa que fica na Grécia

A traição e a queda heroica dos espartanos

A batalha dos espartanos

Foi Efialtes quem tirou os gregos dessa difícil posição, traindo seus compatriotas. Efialtes era local e conhecia muito bem a área. Assim, ele guiou os persas pelo outro lado da montanha e os trouxe por trás dos gregos. Essa traição permaneceu na história e até hoje, na Grécia, os traidores são chamados pelo nome de Efialtes.

Leônidas percebeu que seu exército seria cercado e disse àqueles que queriam se salvar para fugirem. No final, restaram 700 tebanos e 300 espartanos, determinados a sacrificar suas vidas. Finalmente, os gregos foram forçados a lutar em duas frentes, contra inúmeros inimigos, resultando na morte de todos. No entanto, a morte deles permanece na história como prova de heroísmo.

Mas onde fica o local da batalha das Termópilas?

De acordo com a mitologia, Hefesto criou as fontes termais da área a pedido de Atena. Atena queria presenteá-las a Hércules para que ele pudesse cuidar de suas feridas após seus trabalhos.

Além disso, na história das Termópilas, aqui Leônidas e os 300 lavaram suas feridas após as batalhas.

Hoje, o histórico local é uma escolha ideal para uma excursão de um dia, especialmente para os amantes da história. A área fica a 197 quilômetros de Atenas – em 2 horas você estará lá. As Termópilas estão localizadas entre o golfo Maliakos e o monte Kallidromo.

O monumento histórico de Leônidas

O monumento de Leonidas em Termópilas

Na década de 1950, erguemos o monumento em frente ao histórico morro de Kolonos para lembrar a histórica batalha que ocorreu aqui. O monumento representa Leônidas em armadura completa.

Por muitos anos, o monumento estava na estrada nacional Atenas-Lamia. Para vê-lo hoje, você deve sair na saída das Termópilas ou na saída que você encontrará em Kamena Vourla.

Vaso Falirea construiu o monumento em 1955. O monumento consiste em uma estátua de bronze de Leônidas, que segura uma lança e um escudo. À direita e à esquerda, foram colocadas figuras marmóreas personificadas do monte Taigeto e do rio Eurotas.

Leia mais: Qual deus grego você seria conforme sua personalidade? Grego diz

Atividades que você pode fazer nas Termópilas

A cachoeira nas Termópilas

Em 1935, as Termópilas começaram a se desenvolver como um centro de hidroterapia, com a grande atividade se desenvolvendo nas proximidades (cerca de 20 quilômetros) de Kamena Vourla.

Hoje, a cidade continua a ter muitas instalações com banhos termais e medicinais. A água emerge de uma cachoeira a uma temperatura de 41 graus. O acesso à fonte é gratuito e a água contém principalmente enxofre, cloro e sódio. Para banhos termais gratuitos, você também pode experimentar as fontes termais próximas de Koniavitis e Kallindikon, também conhecidas como Omorfonera.

Ambos têm pequenas piscinas ao ar livre de concreto com águas termais sulfurosas.

Você está pronto para viajar de volta no tempo e descobrir onde aconteceu a batalha das Termópilas? Depois, você pode combinar sua viagem com relaxamento nos banhos termais.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

Tags: história

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Pode parecer precipitado tirar conclusões sobre alguém logo de cara, mas a ciência mostra que isso acontece o tempo todo, e muito rápido. De acordo com estudos da psicologia social, o cérebro humano forma impressões iniciais em menos de sete segundos. Em poucos...

0 comentários