Descubra onde fica hoje o local da épica batalha das Termópilas

Batalha da Termópilas: mitologia e monumentos que contam a épica história de coragem e sacrifício em 20 palavras.

A história das Termópilas é o símbolo e a homenagem a todos os heróis da vida. A história dos espartanos é tão grandiosa que hoje alguns podem pensar que é um mito. No entanto, trata-se de um fato real que, infelizmente, muitos desconhecem até a sua localização. Hoje estamos aqui para mostrar exatamente onde fica o local da épica batalha das Termópilas.

Para aqueles que querem refrescar a memória, no estreito costeiro das Termópilas, em 480 a.C., o rei espartano Leônidas e seus soldados bloquearam a passagem estreita, impedindo o avanço do exército persa numericamente superior.

Mas o que aconteceu na batalha das Termópilas?

O exército grego, liderado pelo rei espartano Leônidas, dirigiu-se às Termópilas. Neste estreito passadiço, 7.000 gregos se alinharam para impedir os persas. Quando o imperador da Pérsia, Xerxes, chegou às Termópilas, pediu aos gregos que entregassem suas armas. A resposta de Leônidas foi: “Molon labe”, que significa “venha e pegue”, e assim começou a histórica batalha.

Embora os persas fossem centenas de milhares a mais, eles não podiam lutar todos juntos ao mesmo tempo no estreito onde Leônidas e os últimos 300 espartanos estavam alinhados. Aqueles que tentavam passar a linha grega caíam mortos.

Leia mais: Conheça uma das vilas mais bonitas da Europa que fica na Grécia

A traição e a queda heroica dos espartanos

A batalha dos espartanos

Foi Efialtes quem tirou os gregos dessa difícil posição, traindo seus compatriotas. Efialtes era local e conhecia muito bem a área. Assim, ele guiou os persas pelo outro lado da montanha e os trouxe por trás dos gregos. Essa traição permaneceu na história e até hoje, na Grécia, os traidores são chamados pelo nome de Efialtes.

Leônidas percebeu que seu exército seria cercado e disse àqueles que queriam se salvar para fugirem. No final, restaram 700 tebanos e 300 espartanos, determinados a sacrificar suas vidas. Finalmente, os gregos foram forçados a lutar em duas frentes, contra inúmeros inimigos, resultando na morte de todos. No entanto, a morte deles permanece na história como prova de heroísmo.

Mas onde fica o local da batalha das Termópilas?

De acordo com a mitologia, Hefesto criou as fontes termais da área a pedido de Atena. Atena queria presenteá-las a Hércules para que ele pudesse cuidar de suas feridas após seus trabalhos.

Além disso, na história das Termópilas, aqui Leônidas e os 300 lavaram suas feridas após as batalhas.

Hoje, o histórico local é uma escolha ideal para uma excursão de um dia, especialmente para os amantes da história. A área fica a 197 quilômetros de Atenas – em 2 horas você estará lá. As Termópilas estão localizadas entre o golfo Maliakos e o monte Kallidromo.

O monumento histórico de Leônidas

O monumento de Leonidas em Termópilas

Na década de 1950, erguemos o monumento em frente ao histórico morro de Kolonos para lembrar a histórica batalha que ocorreu aqui. O monumento representa Leônidas em armadura completa.

Por muitos anos, o monumento estava na estrada nacional Atenas-Lamia. Para vê-lo hoje, você deve sair na saída das Termópilas ou na saída que você encontrará em Kamena Vourla.

Vaso Falirea construiu o monumento em 1955. O monumento consiste em uma estátua de bronze de Leônidas, que segura uma lança e um escudo. À direita e à esquerda, foram colocadas figuras marmóreas personificadas do monte Taigeto e do rio Eurotas.

Leia mais: Qual deus grego você seria conforme sua personalidade? Grego diz

Atividades que você pode fazer nas Termópilas

A cachoeira nas Termópilas

Em 1935, as Termópilas começaram a se desenvolver como um centro de hidroterapia, com a grande atividade se desenvolvendo nas proximidades (cerca de 20 quilômetros) de Kamena Vourla.

Hoje, a cidade continua a ter muitas instalações com banhos termais e medicinais. A água emerge de uma cachoeira a uma temperatura de 41 graus. O acesso à fonte é gratuito e a água contém principalmente enxofre, cloro e sódio. Para banhos termais gratuitos, você também pode experimentar as fontes termais próximas de Koniavitis e Kallindikon, também conhecidas como Omorfonera.

Ambos têm pequenas piscinas ao ar livre de concreto com águas termais sulfurosas.

Você está pronto para viajar de volta no tempo e descobrir onde aconteceu a batalha das Termópilas? Depois, você pode combinar sua viagem com relaxamento nos banhos termais.

você pode gostar também