Se você procura por receitas caseiras na internet, com certeza já reparou que pelo menos metade delas conta com bicarbonato de sódio ou vinagre.
Não importa se o objetivo é limpar uma superfície, remover algum odor ou até mesmo cozinhar, um dos dois está sempre presente. Por esse motivo, é comum surgirem dúvidas sobre qual é mais útil, especialmente quando o tema é limpeza.
Como o vinagre pode te ajudar?
Bem, se tratando de limpeza, o vinagre é praticamente um coringa. Se você deseja remover o calcário das pias, sua acidez é excelente para isso, o que também funciona perfeitamente em eletrodomésticos e espelhos.
Além disso, são amplamente utilizados nas lavagens de roupas, visto que possuem o mesmo efeito que o amaciante, mas sem causar tantos danos aos tecidos.
No final, acabam aparecendo como uma excelente solução para quem deseja evitar produtos cheios de compostos químicos.
Além disso, ele é bem barato e pode ser encontrado em qualquer cozinha, o que oferece mais utilidades. Por outro lado, seu odor mais forte acaba sendo muito negativo quando o assunto é limpeza, pois ele pode não ser muito agradável.
LEIA MAIS: Piso sempre brilhante: 4 dicas para o piso não ficar fosco após a limpeza
E o bicarbonato?
Já o bicarbonato é ótimo para misturar com outros produtos, sejam aqueles mais químicos e industrializados ou simplesmente sabão.
No geral, ele consegue remover odores mais fortes de ambientes muito sujos, como os micro-ondas e guarda-roupas. Claro, sem contar que pode ser utilizado com muita facilidade na lavagem dos banheiros.
Outro fator interessante do bicarbonato é que ele é muito eficaz na remoção de manchas, sejam de tênis, roupas ou qualquer outro tecido.
Ademais, também pode te ajudar a ariar panelas, pois assim como o café, é abrasivo. Claro, isso tudo com a possibilidade de ser encontrado em qualquer mercado e por preços bem acessíveis.
LEIA MAIS: Truque da vovó para deixar a cozinha perfumada o tempo todo
Qual é o melhor?
Responder essa pergunta é bem difícil, uma vez que um é superior ao outro em várias questões distintas. Em última análise, isso dependerá das suas necessidades e recursos, logo, a decisão deve se originar a partir desse ponto. Contudo, se você for alguém que não tolera aromas intensos e ácidos, a alternativa pelo bicarbonato pode ser a escolha.
Por fim, gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários