Brazil Greece

»

»

Bloody Mary drink: bartender gringo ensina a melhor receita e seu significado

Aqui um ex-bartender grego revela a receita desse drink incrível!
| Em 12/12/2024 às 13:00
Freepik.

Se existe uma bebida associada ao brunch, é certamente o Bloody Mary. Este coquetel, com sua cor vermelha profunda, foi inicialmente criado no início dos anos 1920 no famoso bar parisiense “Harry’s New York Bar” pelo bartender Fernand Petiot.

O tradicional Bloody Mary

A primeira receita do Bloody Mary incluía apenas vodca e suco de tomate, em partes iguais, sendo os demais ingredientes (tabasco, molho Worcestershire, etc.) adicionados ao longo dos anos, resultando na forma atual. Para muitos, é considerada uma bebida ideal antes da refeição; para outros, um curioso híbrido de sopa de tomate e álcool. Se estiver pronto para mais aventuras, pode torná-lo um pouco mais picante.

Mas o que significa o nome do drink Bloody Mary?

Quanto ao nome da bebida, este foi inspirado em uma garçonete que trabalhava no “Bucket of Blood” e, naturalmente, chamava-se Mary. Então, no que diz respeito à palavra “bloody”, é importante notar que em inglês ela possui dois significados: é uma expressão considerada ofensiva usada para enfatizar um comentário ou uma declaração irritada, e também é uma palavra engraçada usada para realçar algo incrível.

Neste contexto, “bloody” refere-se à maravilhosa receita do Bloody Mary. No entanto, literalmente, bloody em inglês significa sanguíneo, e nesse caso se refere o cor do homonímico coquetel.

Leia mais: Por que alguns carros têm o símbolo de peixe? Você nem imagina!

Então, veja como fazer o Bloody Mary mais delicioso

Ingredientes

  • 50 ml de vodca
  • 100 ml de suco de tomate
  • 20 ml de suco de limão fresco
  • 5 ml de molho Worcestershire
  • 2 gotas de Tabasco
  • Raiz-forte (horseradish)
  • Suco de meio limão-siciliano
  • Aipo e sementes de aipo
  • Sal, pimenta

Instruções

  1. Coloque a raiz-forte, molho Worcestershire, sementes de aipo e suco de tomate em um liquidificador e misture até homogeneizar.
  2. Adicione os sucos de limão e limão-siciliano, sal e pimenta ao mix. Ajuste os dois últimos de acordo com suas preferências.
  3. Após preparar a mistura, coloque-a em uma coqueteleira, adicione a vodca e agite bem até os ingredientes se incorporarem. Em seguida, coe em um copo highball com gelo, o tradicional para o Bloody Mary.

Guarnição

Guarnição para o drink Bloody Mary.

A guarnição do drink pode fazer toda a diferença. Foto: Freepik.

Por fim, adicione o Tabasco e o aipo para a guarnição. Alternativamente, você pode colocar pepino com tomatinhos e azeitonas em um palito de dente e posicionar no topo de copo. Também pode colocar na guarnição salsicha ou picles, ou gengibre. A escolha depende do que você tem disponível no bar ou em casa.

Em qual copo servir esse drink?

O copo tradicionalmente utilizado para servir Bloody Mary é o “highball”. Esse copo alto permite acomodar a mistura do coquetel, gelo e guarnições, proporcionando uma apresentação clássica e elegante. No entanto, hoje muitos bartenders usam também outros tipos de copos como, por exemplo, o Copo Old Fashioned (ou “Lowball”).

Leia mais: Como era feito o pão mais antigo do mundo?

Dicas extras

Aproveite o seu Bloody Mary rapidamente, pois do ponto de vista químico, ele é altamente instável e sua qualidade diminui com o tempo.

Além disso, mantenha a frescura do sabor utilizando bastante gelo puro e água limpa na preparação.

Por fim, coloque bastante gelo. Para garantir que o sabor não se altere rapidamente, certifique-se de que seja puro (sem cloro) e água limpa.

Quando tomar Bloody Mary?

O Bloody Mary é frequentemente apreciado como um coquetel antes das refeições ou em brunches. Você pode experimentar esta bebida única para uma experiência refrescante. Vale destacar que ela é uma tendência do Reino Unido e dos Estados Unidos.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

Tags: bebidas | drinks

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

0 comentários