Curiosidades

Bolo de aniversário: quem inventou e por que colocamos – e sopramos – as velas?

Bolo de aniversário: quem inventou e por que colocamos – e sopramos – as velas?
By     -   On

Segundo os arqueólogos, os primeiros bolos foram feitos pelos gregos antigos. Geralmente, essa sobremesa possuía uma forma redonda, circular ou até mesmo tinham forma de Lua para agradecer à deusa da lua.

Além disso, a tradição com velas em um bolo ou bolo de aniversário também vem da Grécia antiga. Mas, você deve estar se perguntando qual é a importância das velas em bolos e tortas de aniversário! Então, confira a seguir!

De onde vem a tradição das velas no bolo de aniversário?

Antes de mais nada, os gregos antigos acendiam velas como uma oferta a seus deuses e deusas.

Então, ao acendê-las e ao colocar essas velas sobre os bolos, os gregos representavam a luz da lua refletida. Então, eles tinham a crença de que a fumaça das velas levaria suas orações aos deuses.

No entanto, hoje há preocupação com a higiene, pois especialistas dizem que não é certo acender as velas sobre bolos e tortas. De acordo com pesquisas realizadas, quando usamos velas, as bactérias na superfície do bolo se multiplicam 14 vezes mais.

LEIA MAIS: GREGO Ensina A Fazer O Bolo De Limão Que Virou Febre Na Europa – Muito FÁCIL!

Por que colocamos velas nos bolos?

Até o século XV, os alemães comemoravam a primeira celebração de aniversário das crianças com um bolo. No entanto, durante esse período, o bolo parecia mais um pão do que os bolos que temos hoje em dia. Além disso, eles não tinham um sabor muito doce.

Segundo fontes, os alemães acendiam as velas no aniversário de seus filhos, na esperança de que vivessem mais um ano.

Além disso, o sopro na vela é uma tradição que vem dos alemães. Como acontece hoje, especialmente com as crianças, eles sopravam as velas imediatamente após fazerem um desejo.

Se a vela apagasse, seu desejo se tornaria realidade. Portanto, se você decidir colocar velas no seu bolo ou bolo, não deixe de soprar alto para garantir que elas apaguem e que o seu desejo se realize.

Se você gostou desse artigo e quiser saber mais, não deixe de conferir outros artigos e temas interessantes no site Brazil Greece.

Konstantinos P.

Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.