Bolsas de água quente ou fria? Saiba de uma vez por todas qual é a melhor

As bolsas de água quente ou fria são utilizadas geralmente para melhorar as dores. Mas, você sabe a melhor escolha para cada tipo de problema?

Quando falamos de aliviar dores e lesões, as bolsas de água são muito utilizadas para melhorar o incômodo. Porém, é importante entender qual delas é mais indicada para cada situação específica.

Por isso, Adriano Ribeiro, um farmacêutico da rede de farmácias Extrafarma, tirou a dúvida de muita gente ao falar sobre as duas e qual a melhor opção para cada tipo de problema. Então, veja a seguir e passe a usar de forma correta e mais eficaz.

Bolsa de gelo

Ótima para o tratamento de lesões agudas, como torções, entorses e contusões. Após um trauma, ocorre um aumento do fluxo sanguíneo na área afetada, causando inchaço e dor. Ao aplicar a bolsa de gelo, o frio promove a constrição dos vasos sanguíneos, reduzindo o fluxo sanguíneo e minimizando o inchaço.

Além disso, o gelo atua como um analgésico natural, aliviando a sensação de dor. Deve ser colocado na região instantaneamente ou preferencialmente em até 48 horas após a contusão. Além disso, a bolsa de gelo também pode ser utilizada para aliviar dores de cabeça e enxaquecas.

Ao entrar em contato com a pele, o gelo age como um anti-inflamatório, diminuindo a vermelhidão e a dor. Seu funcionamento imediato também ajuda na diminuição da extensão da lesão.

LEIA MAIS: É seguro guardar alimentos em potes e vasilhas de plástico? Não erre mais

Bolsa de água quente

Ao contrário da bolsa de gelo, essa é uma opção ideal para o alívio de dores crônicas, como dores nas costas, dores articulares ou dores decorrentes de condições como artrite ou fibromialgia. Isso porque o calor aplicado na região afetada ajuda a relaxar os músculos, melhorar a circulação sanguínea e reduzir a sensação de dor.

Além disso, a bolsa de água quente é indicada em casos de inflamações com pus, como terçol ou furúnculos, pois a quentura estimula a dilatação dos vasos sanguíneos e a circulação local.

LEIA MAIS: Nutricionista lista sete lanches permitidos antes de dormir e que são gostosos

Quando usar a combinação das duas

O uso combinado da bolsa de gelo e da bolsa de água quente, conhecido como terapia de contraste, pode ser aplicado em determinadas situações.

É frequentemente empregada em lesões musculares ou articulares crônicas, como tendinites ou entorses, em que há inflamação associada à dor persistente. O objetivo é reduzir a inflamação e a dor, além de promover o fluxo sanguíneo adequado na região.

Gostou de descobrir qual a melhor forma de utilizar a bolsa de água? Então não se esqueça de conferir outras informações interessantes no site Brazil Greece!

você pode gostar também