Com a enorme popularidade de trabalhos por meio da internet, surgiu uma nova categoria de trabalhadores chamada de “nômades digitais” que são aqueles que aproveitam da grande liberdade geográfica que existe quando se trabalha via online, possibilitando o desempenho das atividades em qualquer lugar do mundo.
Essa nova categoria abre portas para aquelas pessoas que sempre sonharam em se mudar, pois Portugal está com ótimos projetos para atrair nômades digitais. Por isso, aqui vamos falar sobre como alguns brasileiros podem ir de forma legal para Portugal.
Leia mais: 4 cidades de Creta que você deveria conhecer, segundo um grego
O que é um nômade digital?
Um nômade digital é uma pessoa que trabalha por meio da internet em qualquer lugar do mundo. Essa é uma nova maneira de trabalhar onde as pessoas não precisam estar em um escritório e nem cumprir horários, pois todas as suas atividades são feitas de forma digital. Resumidamente, é uma maneira de trabalhar, onde a pessoa é geograficamente livre para exercer suas funções onde quiser, de acordo com os seus desejos e sem precisar de visto.
Os nômades digitais já existem há um certo tempo, porém vêm se popularizando muito nos últimos tempos. Então, devido a isso, cada vez mais pessoas despertam o desejo de se tornar um.
Portanto, em vista disso, diversas cidades estão começando a multiplicar os esforços para atrair mais nômades digitais para trabalhar nos seus territórios, os acolhendo em ótimas condições.
É possível se tornar um trabalhador nômade exercendo diversas profissões, onde elas podem ser relacionadas a computadores, escrita, web, multimídia ou qualquer atividade que possa ser feita com um computador e uma conexão com a Internet. Porém, existem algumas que são muito mais populares do que outras.
Leia mais: 5 mentiras sobre os celulares em que você acredita até hoje
Como viajar para Portugal de forma legal?
Para viajar para Portugal de forma legal sem necessidade de visto, existem algumas opções para cidadãos brasileiros:
Autorização de Residência Automática para CPLP
Cidadãos dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), incluindo brasileiros, têm direito a uma autorização de residência automática, que pode ser solicitada online através do site do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Este processo é mais rápido e dispensa a entrevista anteriormente necessária, sendo apenas cobrada uma taxa de emissão.
Visto D7 (Visto de Renda Passiva)
Este visto é destinado a pessoas que têm renda passiva suficiente, como rendimentos de aluguéis, pensões ou investimentos. Para se qualificar como aplicante individual, você precisa de uma renda passiva mínima de cerca de € 820 por mês. Além disso, é necessário ter um endereço em Portugal e um número de identificação fiscal português (NIF). Após a obtenção do visto, é possível solicitar a residência permanente e eventualmente a cidadania portuguesa.
Visto Tech
Para profissionais da área de tecnologia que conseguem um contrato de trabalho com uma empresa portuguesa reconhecida no programa Tech Visa. Não há taxas de aplicação para este visto, e o processo de aprovação geralmente leva cerca de um mês. Requer que o aplicante tenha um contrato de emprego a longo prazo e comprove inovação e contribuição tecnológica.
Isenção de Visto para Turistas
Cidadãos brasileiros podem viajar para Portugal como turistas sem visto por até 90 dias.
Cada opção tem requisitos específicos e processos de aplicação que devem ser cuidadosamente seguidos para garantir a aprovação. É recomendado consultar as fontes oficiais ou um advogado especializado em imigração para assistência detalhada e personalizada.
Leia mais: Trabalho na Alemanha: veja as oportunidades e como funciona
É importante considerar sobre o visto
Porém, é importante consultar fontes oficiais como o site do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ou embaixadas/consulados de Portugal para obter informações precisas e atualizadas sobre imigração e vistos. Portanto, casso você deseje saber mais sobre vistos específicos ou programas de imigração, o ideal é verificar diretamente com as fontes oficiais ou consultar um especialista em imigração para orientação adaptada às suas circunstâncias.
Caso tenha gostado dessas informações e queira ver muitas outras, acesse o site da Brazil Greece e continue navegando!
0 comentários