Se você já olhou pela janela de um avião durante o voo e notou que há pequenos buracos nas janelas, não se preocupe, você não está vendo errado! Na verdade, esses buracos têm um propósito importante e fascinante. Vamos descobrir por que as janelas dos aviões possuem esses pequenos orifícios.
Imagine-se dentro de um avião, voando nas alturas. Lá em cima, a pressão do ar é diferente daquela à qual estamos acostumados na superfície da Terra. Para manter todos os passageiros confortáveis e seguros, os engenheiros projetaram as janelas dos aviões de maneira especial.
Mas qual é o nome desses buracos e como eles funcionam?
Esses buracos, que também são conhecidos como “janelas de pressurização”, constituem uma parte fundamental do projeto das aeronaves. Eles auxiliam no equilíbrio da diferença de pressão entre o interior da cabine e o ambiente externo.
Quando um avião alcança altitudes elevadas, a pressão do ar lá em cima é menor do que aquela ao nível do solo. Isso poderia ser desconfortável para os passageiros e até mesmo prejudicial para a aeronave, caso não fosse controlado.
As janelas duplas com esses buracos funcionam como uma espécie de barreira protetora. A janela externa enfrenta condições climáticas extremas, como frio intenso e ventos fortes.
LEIA MAIS: Nova função do Google Maps permite viajar no tempo – Veja como usá-la!
Os pequenos buracos igualam a pressão entre a janela interna e a externa. Isso impede que a janela exterior suporte sozinha toda a pressão das altitudes elevadas, o que poderia resultar em rachaduras e danos.
Além disso, os buracos também evitam que a pressão interna da cabine se torne muito alta durante o voo. Sem esse mecanismo de equalização, poderíamos sentir desconforto nos ouvidos devido aos desagradáveis zumbidos ao subir ou descer. Se houver algum problema com a pressão, essa janela dupla será a primeira a quebrar, alertando a tripulação da aeronave.
Da proteção contra condições extremas à clareza visual
Há também uma razão estética para a presença desses orifícios de ventilação. Eles permitem a liberação da umidade do espaço entre os painéis interno e externo, mantendo a janela em grande parte livre de embaçamento.
Portanto, na próxima vez em que você estiver admirando a vista pelas janelas do avião e perceber esses pequenos buracos, lembre-se de que eles estão ali para garantir que sua viagem seja suave, confortável e segura, mesmo nas alturas!
0 comentários