Controlar o frizz em cabelos texturizados pode ser um desafio constante, especialmente em climas úmidos ou após a lavagem. Mas, o que são fios texturizados? Bem, esse tipo de cabelo, inclui cachos, crespos e ondulados. Assim, ele tende a ser mais suscetível ao frizz devido à sua estrutura natural, que dificulta a retenção de umidade. Então, muitas pessoas que possuem cabelos texturizados buscam métodos eficazes para manter os fios disciplinados e com aparência saudável.
Felizmente, existem truques caseiros que podem ajudar a combater o frizz de forma simples e acessível, utilizando ingredientes que muitas vezes já estão à disposição em casa. Inclusive, esses métodos não só ajudam a reduzir o frizz, mas também promovem a saúde geral do cabelo, mantendo os fios hidratados e protegidos. A seguir, você descobrirá algumas soluções práticas para lidar com esse problema comum, permitindo que você desfrute de cabelos mais controlados e definidos diariamente.
Leia mais: 3 dicas de quem treina para ter cabelos lindos mesmo com o suor
Conheça o seu tipo de cabelo texturizado
Antes de mais nada, entender o seu tipo de cabelo é o primeiro passo para combater o frizz. Cabelos cacheados, crespos ou ondulados necessitam de uma abordagem especial. Então, não adianta usar a mesma técnica para todos. O ideal é procurar um profissional, ou seu cabeleireiro de confiança para fazer uma análise dos seus fios. Então, ele poderá indicar os melhores produtos para o tratamento capilar contínuo. Afinal, apesar de existirem algumas técnicas para combater o frizz nos cabelos texturizados, o ideal é fazer uma manutenção no seu dia a dia.
Então, para isso, conheça as características e escolha os melhores produtos, e técnicas para o processamento de fios.
Leia mais: Cosméticos, moda e estilo: veja os segredos de beleza da Grécia antiga
Truques caseiros para combater o frizz no cabelo texturizado
Então, agora que você já sabe como descobrir os produtos ideais para os seus fios, vamos te mostrar alguns truques caseiros para combater o frizz que não custam quase nada.
1. Proteja seu cabelo enquanto dorme
Você sabia que os travesseiros podem causar frizz nos seus cabelos enquanto você dorme? Isso mesmo! Para evitar isso, recomenda-se o uso de fronhas de seda ou cetim, pois elas reduzem o atrito e os arrepios. Além disso, envolver os cabelos com um lenço de seda antes de deitar-se pode ajudar a protegê-los e evitar o surgimento de eletricidade estática.
Inclusive, hoje em dia é fácil encontrar esses produtos online, basta fazer uma busca rápida na internet. Logo você notará a diferença.
Leia mais: De quanto em quanto tempo você deve cortar os seus cabelos?
2. Hidratação é essencial
Não podemos nos esquecer delas! Portanto, invista em uma boa hidratação e nutrição para manter os fios saudáveis, e evitar o indesejável frizz. Assim, para cabelos texturizados, utilize uma máscara hidratante e também com componentes nutritivos, que contenha ingredientes como óleo de coco, manteiga de karité e aloe vera, para reter a umidade.
3. Utilize as técnicas de finalização adequadas
Além disso, ao finalizar cabelos texturizados, utilize técnicas que reduzam o frizz. Por exemplo, evite esfregar os fios com a toalha, pois, a fricção aumenta o problema. Em vez disso, seque-o com uma camiseta de algodão, e pressione suavemente os fios para criar ondas ou cachos. Também, use produtos de modelagem especiais, como cremes e géis, para controlar o frizz e melhorar a textura.
Leia mais: Quer cabelos sedosos de dar inveja? Estes 3 itens da sua casa são a solução
4. Evite usar água quente ao lavar
Por fim, um banho quente pode té ser bem relaxante, mas a água quente pode ressecar, e deixar os fios cheios de frizz. Então ,escolha lavar os cabelos com água morna, ou fria. Você notará que isso ajudará na preservação da hidratação natural do cabelo, e na redução da queda.
E aí, você já usava algum desses truques caseiros para evitar o frizz?
0 comentários