Brazil Greece

»

»

Must see! 9 capitais europeias que você precisa visitar!

| Em 12/04/2024 às 06:00
Freepik.

Fato! Cada uma das capitais europeias é um universo único, repleto de história, cultura e beleza. De Roma, com seus monumentos eternos, a joias que aguardam ser descobertas, essas cidades oferecem experiências que, certamente, ficarão gravadas na memória para sempre. Mas, como temos um continente inteiro, facilitamos sua vida trazendo, ao menos, 9 daquelas que devem fazer parte da sua wish list.

Imagine-se passeando pelas ruas de paralelepípedos, admirando a arquitetura que resistiu ao tempo. Enquanto isso, degusta a gastronomia local e imerge na arte e na história que moldaram o mundo moderno. Essas capitais não são apenas destinos, mas portais para outras eras. Então, já confere o passaporte e prepare as malas para sua próxima viagem!

Estocolmo

Estocolmo.

Estocolmo. Freepik.

Apesar de ser a maior cidade escandinava, a capital sueca se distribui por 14 ilhas e tem muita natureza por todos os lados. Na mais antiga, Gamla Stan, o centro histórico guarda os edifícios mais antigos e importantes. Como fica no hub ferroviário do país, fica muito fácil viajar para outras cidades próximas. Por exemplo, Helsinque, Copenhague e Hamburgo.

Aproveite a visita para passear no Museu Vasa. Entre os itens do acervo, está o navio homônimo da era viking, além de muitos outros objetos históricos.

Leia mais: Tesouro esquecido fica bem no coração do Brasil e você não sabia

Reykjavik é uma das capitais europeias que você conhecer

Reykjavik

Reykjavik. Freepik.

Ao contrário de Estocolmo, Reykjavik é uma das capitais menos povoadas. Mesmo assim, é cheia de charme, sobretudo por provar que o lado urbano e a natureza mais surpreendente podem coexistir harmoniosamente.

Aliás, a Islândia é um dos melhores locais para observar auroras boreais. O melhor lugar para vê-las é perto do mar em Seltjarnarnes, longe da poluição luminosa da capital. Além disso, a cultura islandesa é muito marcante, com pratos tradicionais e muita arte.

Budapeste

Budapeste

Budapeste. Freepik.

Chegamos a uma das capitais europeias mais incríveis. Dividida por uma ponte que cruza o rio Danúbio, tem dois lados: Buda e Pest, os bairros históricos que dão nome à cidade. No século XIX, competia em pé de igualdade com Paris ou Viena com suas avenidas, cafés literários e teatros.

Seu patrimônio e oferta cultural foram renovados a tal ponto que agora vive seu melhor momento novamente. Alguns dos monumentos mais notáveis da bela cidade são:

  • Basílica de Santo Estêvão
  • Parlamento de Budapeste
  • Ponte das Correntes
  • Ópera Nacional
  • Mercado Central

Leia mais: Ilha grega do deus Apolo que você nunca ouviu falar, mas deveria

Roma

Roma.

Roma. Freepik.

Impossível listar cidades na Europa que merecem uma visita sem incluir a capital italiana! A Cidade Eterna mantém o encanto de 3.000 anos, como seu nome indica. Com monumentos tão antigos quanto importantes, a exemplo do Coliseu, Fóruns Imperiais, Panteão ou Fontana di Trevi, Roma é, inegavelmente, uma visita essencial.

É verdade que grande parte de seu atrativo reside no antigo império. Mas também há uma grande variedade de atividades modernas, como as relacionadas à moda ou à gastronomia.

Zagreb merecidamente ocupa seu lugar entre as capitais europeias a visitar

Zagreb

Zagreb. Freepik.

Embora a Croácia tenha spots mais turísticos, como Dubrovnik, a capital não fica para trás, além de ser mais econômica. Principalmente por ser uma cidade cheia de história, com locais únicos como:

  • Túnel Grič: refúgio durante a Segunda Guerra Mundial
  • Museu Nikola Tesla
  • Torre Lotrščak

O funicular conecta a Cidade Alta com a Baixa, embora também seja possível subir e descer a pé pela Strossmayer Promenade.

Leia mais: Destinos liberados! 9 países para os quais brasileiro pode viajar sem passaporte

Atenas

Atenas.

Atenas. Freepik.

Aqui, temos o berço da civilização e da democracia. Nesta cidade, pode-se observar claramente a mistura de culturas que deixaram sua marca. O mais notável, claro, são as ruínas arqueológicas da Acrópole, destacand-se o Partenon, o templo de Atena Nike ou o Ágora.

Entretanto, a Atenas moderna merece uma visita incluindo os bairros de Plaka, Monastiraki, Thissio ou Anafiotika. Uma das atividades mais curiosas a fazer é assistir à troca de guarda no Túmulo do Soldado Desconhecido. Esta é uma homenagem aos soldados gregos.

Viena

Viena.

Viena. Freepik.

A capital austríaca não só tem um dos mercados de Natal mais bonitos da Europa, como abriga atrativos incríveis. Primeiramente, foi uma importante cidade durante a época do Império Austro-Húngaro. Algo que se evidencia pelos imponentes monumentos e palácios que se erguem por toda a cidade.

Também foi o berço de importantes músicos como Johann Strauss ou Franz Schubert. Por isso, ocupou o posto de capital musical da Europa por vários séculos. Por fim, o centro é também Patrimônio Mundial da UNESCO.

Leia mais: 6 países em que você pode viver bem mesmo tendo só R$ 5mil ao mês

Berna é, inegavelmente, uma das capitais europeias imperdíveis

Berna.

Berna. Freepik.

Esta é provavelmente uma das capitais mais interessantes do mundo. Principalmente por possuir o único centro histórico cuja perda a UNESCO consideraria irreparável. Afinal, é a cidade europeia que melhor conseguiu preservar suas características históricas.

A capital suíça também serviu de refúgio para diversas personalidades como Paul Klee ou Albert Einstein. Inclusive, têm seus próprios museus por lá.

Ademais, o rio Aare é super próprio para um banho com vista para o impressionante Bundeshaus (o parlamento). Por fim, Berna é a porta de entrada para os Alpes e o centro neurálgico da Suíça, de onde se pode visitar outras localidades do país.

Edimburgo

Edimburgo.

Edimburgo. Freepik.

Por fim, a impressionante cidade medieval é a Cidade da Literatura da UNESCO, além de Patrimônio da Humanidade. Seus edifícios transportam para tempos passados. Ou filmes que te levam a Hogwarts e séries como Game of Thrones e Outlander.

Edimburgo é, ainda, cheia de castelos, casas de pedra e, no verão, presenteia com atividades ao ar livre. Mas, mesmo quando o tempo está ruim, vale visitar as livrarias, catedrais, igrejas e museus. Tudo o que faz da cidade escocesa uma das capitais europeias mais especiais.

Agora, conte para a gente: qual é sua capital europeia preferida?

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest