Brazil Greece

»

»

Veja o mito grego por trás do carro mais luxuoso da VW

| Em 30/01/2024 às 15:08

O Volkswagen Phaeton marca sua posição na história como o carro mais luxuoso já produzido pela Volkswagen. Seu nome, Phaeton, tem raízes na mitologia grega e é associado a uma história fascinante.

Quem era o Phaeton na mitologia grega?

Na mitologia grega, Phaethon, cujo nome significa “aquele que brilha” ou “emite luz”, era filho da ninfa Clymene. Ele não sabia quem era seu pai, e quando perguntou à sua mãe, ela lhe disse que era filho do deus Sol.

O mito atrás do Volkswagen Phaeton

Quando um colega de escola, Epaphus, duvidou da identidade de seu pai, Phaethon foi até sua mãe e exigiu provas. Ela então lhe disse para procurar o próprio Sol e perguntar a ele, e o guiou para procurar seu pai na Índia, a região de onde o Sol surgia com seu carro.

Quando Phaethon chegou ao palácio do deus Sol, ele ficou deslumbrado. Tudo, desde as colunas até as portas, foi esculpido pelo próprio Hefesto com ouro, prata, bronze e marfim. O Sol estava sentado em um trono de esmeraldas, cercado por estátuas de deuses e deidades que representavam a passagem do tempo.

Leia mais: Segredo do santuário antigo de Zeus é revelado em novo estudo

A descoberta do seu pai

Quando Phaethon perguntou ao Sol se ele era seu pai, ele não apenas confirmou que era, mas também prometeu realizar qualquer desejo do seu filho. Após pensar um pouco, Phaethon pediu para dirigir o carro do Sol por um dia. O Sol então percebeu o perigo e implorou o seu filho para mudar de ideia. Ele explicou que os cavalos eram muito selvagens, até mesmo se Zeus quisesse dirigi-los.

Além disso, a rota pelo céu estava cheia de armadilhas e monstros, como o Escorpião, o Leão, o Touro e o Caranguejo. O Sol implorou a Phaethon para pedir outra coisa, mas ele estava determinado a tentar o impossível. O deus Sol percebeu que teria que ceder ao desejo de seu filho, pois tinha jurado pelas águas do Styx que realizaria qualquer desejo dele. Nem mesmo um deus poderia quebrar uma promessa tão sagrada.

Quase enlouquecendo, o Sol deu a Phaethon qualquer conselho que pôde e depois esfregou uma pomada em seu rosto para que ele não se queimasse com a intensidade da luz solar.

A corrida da morte

Logo que começou a viagem, os cavalos perceberam que não era o motorista usual que segurava as rédeas.

Quando Phaethon passou pelo Escorpião no céu, ele se assustou e deixou cair as rédeas. Os cavalos saíram descontrolados, ora mergulhando baixo, ora correndo alto, longe da terra, arrastando o sol ao longo de montanhas e planícies, incendiando tudo em seu caminho.

Não eram apenas montanhas e cidades que pegavam fogo, mas também rios, nascentes e culturas. Segundo o poeta Ovídio, o carro de Phaethon escureceu a pele dos etíopes, criou o deserto da Líbia e forçou o rio Nilo a esconder sua cabeça na areia.

Leia mais: 8 nomes masculinos inspirados na mitologia grega para seu bebê

O fim trágico

Quando a deusa Terra não aguentou mais essa destruição, ela apelou para Zeus intervir. O rei dos deuses lançou um raio no carro, resultando na morte de Phaethon, que caiu em um rio.

O deus Sol chorou por um dia inteiro, durante o qual o sol não apareceu no céu. O Sol evitou seu dever de trazer luz com seu carro, com raiva de Zeus, que ele acreditava não poderia fazer um trabalho melhor do que Phaethon. Somente depois do encorajamento de todos os outros deuses, ele retomou seu dever.

Este mito reflete a dualidade do poder e do perigo, simbolizando a ousadia e a inovação por trás do carro Volkswagen Phaeton.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest