Notícias

Carros fabricados até 2014 serão mesmo proibidos de circular?

Carros fabricados até 2014 serão mesmo proibidos de circular?
By     -   On

A produção de automóveis acontece de forma acelerada. Quando adquirimos um carro novo, pouco tempo depois teremos uma versão atualizada do modelo com novos itens e funções. Uma informação recente circulou na internet a qual afirma que os carros produzidos em 2014 serão proibidos de circular. Mas, será que isso é verdade?

Confira agora mais informações

A informação que tomou grandes proporções afirmava que por ordem do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os carros produzidos em 2014 serão proibidos de circular. Isso, com a justificativa que eles não possuem freios ABS e airbags.

Porém, essa informação não é verdadeira. Os carros com ano de fabricação até 31 de dezembro não serão recolhidos devido à ausência desses mecanismos de segurança.

O Contran estabelece a obrigatoriedade da presença do airbag na posição frontal do condutor e do passageiro no assento dianteiro. Tanto para veículos novos ou usados a partir do dia 1 de janeiro de 2014.

Assim como o sistema de travamento das rodas (ABS) são obrigatórios em todos os veículos nacionais e importados desde o mesmo período.

Porém, essas alterações só seriam aplicadas nos veículos produzidos no ano de 2014, evitando os prejuízos a quem já tinha o produto antes da lei. Esse fato respeita o preceito constitucional que as normas legais não podem ser modificadas sem ser para trazer benefícios.

Alguns modelos não conseguiram ser adaptados às alterações, pois não tinham condições técnicas. Como, por exemplo, VW Gol G4, VW Kombi, Fiat Mille. Por isso, esses modelos em específicos tiveram a sua aposentadoria compulsória.

Com o tempo algumas versões foram relançadas com as adaptações necessárias. Assim como o gol Geração 5 (Gol G5) e o Fiat Uno 1.0 que teve o seu design renovado, em 2015. Outro clássico foi a Kombi lançada esse ano na versão elétrica VW ID.

Por fim, gostou deste artigo? Então confira mais informações e atualizações no portal Brazil Greece!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.