Confira como emitir a sua CNH de graça e economizar até R$ 3.000!

Conheça o programa que oferece CNH gratuita para alguns brasileiros!

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um direito de todos os brasileiros, mas devido ao alto custo para fazer a sua emissão, alguns cidadãos não conseguem tê-la. Por essa razão, o governo federal lançou o Programa CNH Social, que tem o objetivo de oferecer a carteira de habilitação gratuita para aqueles que mais precisam.

Saiba mais detalhes a seguir!

Quanto custa para emitir uma CNH?

Normalmente, cada estado brasileiro tem o seu valor para emitir a CNH. Porém, se pegarmos uma média, incluindo a autoescola, todos os exames realizados, além de possíveis reprovações, o valor pode atingir R$ 3.000. Portanto, a CNH social é uma opção para aqueles que não possuem recursos suficientes.

Como funciona o Programa CNH Social?

O Programa CNH Social é um projeto que foi planejado, em 2011, pelo SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e SEST (Serviço Social do Transporte), que visa disponibilizar o processo de retirada da carteira de habilitação de forma gratuita.

A partir daí, o governo federal sancionou o programa, o qual vem ajudando cada vez mais as pessoas de baixa renda a terem a sua carteira de habilitação.

Sendo assim, com a CNH Social, os beneficiários não precisam se preocupar com os custos dos exames e a auto-escola, pois eles são custeados pelo governo. Mas, é importante destacar que o programa ainda não está disponível em todos os estados do Brasil.

Portanto, você deve conferir no site do Detran da sua região para saber se a CNH Social está funcionando em seu estado ou não. Além disso, existem alguns requisitos para ter direito ao programa, como:

  • Ter, no mínimo, 18 anos de idade;
  • Saber ler e escrever;
  • Ter inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico) – deve-se atualizá-lo a cada 2 anos;
  • Estar desempregado por, no mínimo, 1 ano;
  • Ter renda familiar mensal total de até 2 salários-mínimos;
  • Ser estudante ou ter estudado em rede pública;
  • Receber benefício de algum programa social.

LEIA MAIS:

Como se inscrever para o Programa CNH Social?

As inscrições para o CNH Social são abertas conforme a disponibilidade de cada região. Desse modo, os interessados devem estar sempre atentos ao site do Detran do seu estado para ficar por dentro de novas vagas.

Logo, as inscrições são feitas pelo próprio site do Detran e, em seguida, os dados dos candidatos presentes no CadÚnico serão analisados para que eles sejam aprovados ou não.

Gostou deste artigo? Então confira vários outros semelhantes aqui no Brazil Greece e se inscreva para se manter atualizado!

você pode gostar também