10 coisas que você jamais deve postar nas redes sociais!

Quais delas você ainda posta?

A gente adora postar tudo da nossa vida nas redes sociais, né? Como uma espécie de reality show virtual, exibimos desde aquele cafezinho da padaria até a balada na viagem. Mas, nem toda vida é um livro aberto e, da mesma forma, nem tudo você deve postar nas redes sociais. Sobretudo, estas 10 coisas que, inclusive, podem te colocar em risco!

Na verdade, as pessoas usam, cada vez mais, as redes para compartilhar fotos, notícias, opiniões, além de fazer compras e, claro, dar aquela espiadinha. Consequentemente, há um monte de informações pessoais disponíveis na internet sem que, de fato, você nem perceba. E pior, gente que você nem conhece tem acesso!

Por isso, é fundamental cuidar do que expõe nas redes. E, para conscientizar os heavy users de plantão, o jornal Clarin compartilhou estas recomendações que a gente traz para você.

10 coisas que você não deve postar nas redes sociais

1. Informações pessoais

Parece óbvio, mas ainda tem gente que posta fotos, por exemplo, com placas de carro, número de telefone ou mesmo data de nascimento. Um prato cheio para golpistas que estão sempre à procura de qualquer dado, por menor que seja. Com isso, usam suas ferramentas para cometer fraudes, por exemplo, solicitar crédito em nome de outra pessoa ou abrir contas na internet.

Pior ainda, tentam decifrar senhas e perguntas secretas, com o objetivo de se apropriar totalmente de alguma conta. Logo, informações aparentemente sem importância ou inofensivas, inclusive, o nome do seu pet.

Leia mais: Quais são os aplicativos mais amados de cada geração no Brasil?

2. Planos de viagem

Sabe aquela foto dos pezinhos no aeroporto, esperando para o embarque? Um charme, né? Mas, também, contam para o mundo que a sua casa está vazia! Por isso, resista à tentação de compartilhar cada momento da sua viagem nos stories, principalmente quando indicam sua localização em tempo real.

Se possível, faça seus posts quando regressar ou evite datas específicas. Mas, se de tudo, não resistir, ao menos, limite as visualizações aos amigos próximos.

3. Você não deve postar dados sobre localização nas redes sociais

Aquela postagem reflexiva do por-do-sol na beira do rio onde não tem ninguém é poética, mas também, perigosa. Da mesma forma, mostrar que está só em casa nas redes sociais. Se terceiros duvidosos têm acesso a isso, certamente, o pior pode acontecer. Logo, mantenha os dados de localização em segredo sempre que possível.

E, como as plataformas podem marcar automaticamente a localização das postagens, desative a funções ou tenha atenção para excluir antes de compartilhar. O mesmo vale para eventos familiares ou localizações de amigos, pois revelam onde vivem, estão ou passam.

Leia mais: 7 coisas comuns que os minimalistas não compram, nem têm

4. Objetos valiosos

Ganhou uma joia rara da avó? Ou, está super feliz com o carro novo? Infelizmente, a inveja e cobiça ficam ali, antenadíssimas nas redes sociais. Da mesma forma, criminosos! Por isso, caso alguém monitore suas redes com intenções maliciosas, certamente esse tipo de postagem de torna um potencial alvo de roubo. Logo, seja o mais prudente possível ao postar informações sobre novas compras ou presentes.

5. Também não se deve postar fotos de crianças nas redes sociais

A princípio, postar, de forma orgulhosa, a foto das crianças nas redes jamais deveria configurar riscos. Mas, sim, configura, além de violar a própria privacidade da criança. Afinal, ela te deu o consentimento para colocar o rostinho dela ali, para milhares de pessoas curtirem? Além disso, as crianças podem se tornar alvo de buscas por imagens de menores com intenções maliciosas.

6. Queixas no trabalho

Para que você acha que serve o departamento de RH? Entre outras funções importantes, o profissional de recursos humanos está ali para ouvir suas queixas laborais. Então, para que ficar jogando “indiretinhas” nas redes sobre o lugar onde trabalha?

Se você precisa desabafar, faça com um colega de confiança ou amigo fora da internet. Se o departamento de Recursos Humanos ou até mesmo um colega insatisfeito descobrir reclamações sobre seu local de trabalho, isso pode causar sérios problemas.

Leia mais: 6 itens essenciais para você ter uma casa bem mais feliz

7. Dados financeiros

Assim como com as informações pessoais, é aconselhável manter os dados financeiros em segredo. Portanto, recomenda-se não postar nenhuma referência sobre cartões de crédito ou débito.

Mesmo que a imagem pareça borrada ou distante para ser vista, pode ser suficiente para dar aos golpistas a oportunidade de combiná-la com outros dados pessoais da conta para cometer uma fraude de identidade.

8. Informações pessoais identificáveis de familiares e amigos

Outro ponto sensível é postar informações pessoais de familiares ou amigos nas redes sociais. Por exemplo, imagens de casas, famílias, carros, escritórios, etc. De repente, a pessoa nem quer que isso apareça na internet. Sobretudo, porque podem, também, se tornar vítimas de golpes na internet. Sendo assim, proteja quem você ama (e os dados delas) assim como protege os seus: a sete chaves.

Leia mais: Viagem longa de avião? 5 itens para ter o melhor voo da sua vida

9. Presentes nas redes sociais

Sabe aquelas promoções do tipo “marque três amigos e ganhe este prêmio”? Ou, formulários nas redes sociais para ganhar algum brinde? Nem sempre é golpe, mas, muitas vezes, são tentativas de obter informações pessoais dos usuários ou até disseminar malware. Portanto, pense duas vezes antes de preencher formulários online e compartilhar links para sorteios.

10. Conversas privadas

O nome já diz tudo: conversa privada! As redes sociais são, por natureza, um fórum público, mesmo que uma conta esteja relativamente bloqueada. Por isso, não é o lugar adequado para compartilhar informações privadas.

Se estiver relacionado ao local de trabalho, então, é ainda mais importante não compartilhá-lo. Mas mesmo que se trate de algo corriqueiro, pode causar angústia se tornado público.

Dicas para proteger sua segurança nas redes sociais

Já deu para ver que a lista do que não postar nas redes sociais passa longe de ser pequena, né? Mas, além de conhecê-la, é fundamental seguir, também, algumas dicas para proteger a segurança no uso das redes:

  • Esteja ciente do que você posta:
  • Revise sua lista de amigos ocasionalmente
  • Restrinja quem pode ver sua lista de amigos e postagens
  • Restrinja o acesso às suas fotos
  • Ative a autenticação de dois fatores (2FA) e use senhas seguras e únicas

A tecnologia está aí para ajudar e, também, as redes sociais são ótimas para aproximar pessoas. Porém, são olhos demais sobre sua vida, portanto, o melhor é deixá-la o mais privada possível!

você pode gostar também