Brazil Greece

»

»

Onde ficam na vida real as colunas de Hércules? Um grego conta

| Em 06/03/2024 às 18:19

De acordo com a mitologia grega, os 10º e 11º trabalhos de Hércules o levaram ao ocidente, especificamente para o Estreito de Gibraltar, onde ele ergueu as famosas Colunas de Hércules. Este estreito é a entrada para o vasto Oceano Atlântico. Durante sua jornada, Hércules ergueu essas colunas como marcos de sua passagem, deixando uma marca indelével em sua rota lendária. Uma variedade de fontes antigas e posteriores transmitiram tradições encantadoras sobre essas colunas, e elas se tornaram símbolos contemporâneos que representam o mito na área.

A missão do Hércules

A viagem para o Ocidente, segundo Estrabão, foi o ponto mais distante alcançado por Hércules durante seus trabalhos e marcava o fim do mundo conhecido. Sêneca nos diz que, a caminho do Jardim das Hespérides, Hércules precisava passar pela cordilheira do Atlas, que unia a Europa à África.

Em vez disso, ele decidiu dividir a montanha em duas, conectando o Oceano Atlântico ao Mediterrâneo no Estreito de Gibraltar. Do monte principal, permaneceu no lado europeu o atual Rochedo de Gibraltar. No lado africano, em Abila, restou ou a montanha Hacho na cidade espanhola de Ceuta, no norte da África, ou o monte Jebel Musa, da cordilheira do Rif no Marrocos e ponto mais ao norte do país.

Leia mais: Hércules da mitologia grega existiu de verdade? Um grego te conta

As Colunas de Hércules

Nesses dois lados, então, Hércules construiu as colunas. De acordo com Platão, a cidade perdida da Atlântida estava localizada além das Colunas de Hércules, colocando-a assim no território do desconhecido.

Após as primeiras viagens dos europeus à América no final do século 15, o imperador do Sacro Império Romano-Germânico e rei da Espanha, Carlos V, adotou a frase ‘plus ultra’ (além) como seu lema pessoal, que evoluiu juntamente com as colunas no emblema real da Espanha. A frase, em contraste com ‘non plus ultra’, simbolizava metaforicamente a importância do risco e da busca incessante.

As colunas na bandeira da Espanha

As colunas de Hércules na bandeira da Espanha

Hoje, as colunas não adornam mais o escudo real, mas sim o brasão de armas espanhol. No passado, elas chegaram a estar presentes em emblemas de colônias espanholas como nas Índias Espanholas, bem como em moedas e outros símbolos. Até hoje, as colunas de Hércules também adornam o brasão da cidade de Cádiz, na Andaluzia, além de muitos brasões locais e regionais.

Tão importante em termos de significado estratégico, prático e histórico era o papel das Colunas de Hércules que os modernos espanhóis e portugueses, falando orgulhosamente sobre a influência grega da época, apresentam essas torres como um importante monumento museológico. Na antiguidade, as chamavam de Portas de Hércules e acreditavam que eram o fim do Ocidente, porque ali estava o vasto Atlântico.

Lugares com monumentos das colunas de Hércules

Gibraltar

Do lado europeu, de acordo com o mito, subindo o Rochedo de Gibraltar, que hoje é parte do Reino Unido, você encontra um monumento dedicado às Colunas de Hércules. Um mapa mundial simboliza a união mitológica entre a Europa e a África, e a importância contemporânea da cidade para a interconexão internacional. É um monumento discreto e austero, localizado em um lugar ideal com vista panorâmica.

Leia mais: 22 Curiosidades Sobre Gibraltar Que Você Deveria Saber!

Ceuta

Da mesma forma, o enclave espanhol de Ceuta é uma cidade turística despreocupada, com belas praias no norte da África. Seus monumentos medievais e reais oferecem um vislumbre distinto do passado do país. Passeando pelo belo porto, você encontrará a colossal estátua de Hércules abrindo as duas colunas. O caráter robusto do monumento, com a dinâmica ação do herói, representa o ato violento do mitológico corte dos estreitos.

Leia mais: O que aconteceu com a esposa de Hércules na mitologia grega? Grego diz!

Marroco

Outro famoso marco fica um pouco mais longe, em território marroquino. São as Cavernas de Hércules, um complexo de cavernas no promontório de Spartel, algumas das quais foram escavadas à mão e usadas já na era Neolítica. Diz-se que Hércules descansou lá antes de completar sua tarefa no Jardim das Hespérides. Hoje, é uma impressionante atração turística, que se estende até a costa e oferece explorações naturais e arqueológicas únicas.

A visão mais predominante sobre o que exatamente eram as Colunas de Hércules é que elas eram faróis que alertavam os navios sobre o ponto onde deveriam virar para entrar no Mediterrâneo a partir do Oceano Atlântico.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

7 formas de fazer dinheiro rápido, mesmo sem emprego

7 formas de fazer dinheiro rápido, mesmo sem emprego

O desemprego pode ser cruel, especialmente quando pessoas dependem de você financeiramente. Assim, nestes momentos, é preciso tomar uma atitude para driblar a situação ruim. Por isso, nós separamos aqui algumas formas de como conseguir dinheiro mesmo estando...

Esta é a praia com sofás vintages que virou polêmica na Grécia

Esta é a praia com sofás vintages que virou polêmica na Grécia

Imagine uma praia com águas cristalinas, pedras que brilham ao sol e um fundo do mar perfeito para mergulho. Agora imagine encontrar, entre essas rochas, um sofá velho, uma poltrona desgastada e até um abajur de sala. Parece estranho? Pois isso está acontecendo em...

7 sonhos indicam que a prosperidade está chegando para você

7 sonhos indicam que a prosperidade está chegando para você

Quem nunca acordou tentando entender o que aquele sonho queria dizer? Às vezes é só uma mistura de memórias. Mas, em outras, parece que há uma mensagem escondida ali. Muitas culturas antigas, tanto no Brasil quanto na Grécia, sempre deram importância aos sonhos. E,...

Novo continente já está em formação: veja a posição do Brasil no mapa

Novo continente já está em formação: veja a posição do Brasil no mapa

A superfície da Terra não é estática. As placas tectônicas, imensas porções de rocha que formam os continentes e os oceanos, estão sempre em movimento. Esse processo é lento, mas constante. Ao longo de milhões de anos, ele muda a forma do planeta, criando montanhas,...

Feng Shui: 5 coisas que você deve fazer no seu quarto para dormir melhor

Feng Shui: 5 coisas que você deve fazer no seu quarto para dormir melhor

Você já ouviu falar da melatonina? Ela é um hormônio que o corpo produz naturalmente. Sua principal função é regular o sono. É ela que avisa ao nosso cérebro que chegou a hora de descansar. Quando a melatonina está em equilíbrio, dormimos melhor, acordamos com mais...

Matemáticos descobrem como resolver enigma de álgebra de 200 anos

Matemáticos descobrem como resolver enigma de álgebra de 200 anos

urante séculos, equações algébricas com potências elevadas foram um dos maiores desafios da matemática. Embora muita gente nunca tenha ouvido falar de “quinticas”, nome dado às equações de quinto grau, elas fazem parte da base da álgebra moderna. E um novo estudo...

Você usa medidas gregas antigas até hoje sem saber: veja como

Você usa medidas gregas antigas até hoje sem saber: veja como

Viver no Brasil há alguns anos me ensinou a valorizar ainda mais as raízes da cultura grega. Em muitos aspectos do dia a dia, é possível reconhecer heranças antigas que nem sempre são percebidas. Uma delas está nas unidades de medida, uma invenção prática dos antigos...

10 Patrimônios da Humanidade que você não pode perder

10 Patrimônios da Humanidade que você não pode perder

A gente fala tanto em locais que são Patrimônios da Humanidade (inclusive por aqui), né? Mas, você sabe, exatamente, quantos existem pelo mundo? Só para ter uma ideia, são, pelo menos, 1.121 sítios, desde as Pirâmides do Egito até a Grande Barreira de Corais. Diante...

0 comentários